A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileiros

Autores

  • Ana Catarina Chagas de Mello Freire
  • Luisa Massarani

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar como se dá a cobertura de ciência em suplementos infantis de jornais impressos no Brasil. Selecionamos os jornais O Globo e Folha de S. Paulo, os dois principais jornais de elite do país, com seus suplementos Globinho e Folhinha, respectivamente. Nossa análise incluiu os textos com temática científica publicados ao longo de um ano (2008), num total de 314. Após a análise dos textos e imagens que formam o corpus da pesquisa, realizamos entrevistas com editores e repórteres dos dois suplementos para esclarecer os processos de produção do material estudado. Os resultados apontam que os dois suplementos, embora não sejam especializados em ciência, constituem importantes veículos de divulgação científica para o público infantil, destacando-se, sobretudo, as ciências biológicas e humanas. Ambos assumem como missão apresentar os temas científicos de forma desafiadora e que desperte a curiosidade das crianças, sem tratar os conteúdos de maneira excessivamente simplória. Porém, raramente apresentam aos leitores os riscos e questões controversas da ciência, que poderiam suscitar um debate mais profundo acerca das pesquisas científicas.

 

   

Biografia do Autor

Ana Catarina Chagas de Mello Freire

Jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde / Instituto Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz.

Luisa Massarani

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (1998) e doutorado na Área de Gestão Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).

Downloads

Publicado

2012-11-01

Edição

Seção

Artigos