Articulações entre a investigação temática e a abordagem relacional: uma concepção crítica das relações sociedade-natureza no currículo de ciências

Autores

  • Juliana Rezende Torres UFSC
  • Edmundo Carlos de Moraes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Demétrio Delizoicov UFSC

Resumo

Este trabalho apresenta mediante uma reflexão teórica, estratégias de educação em ciências como formas de enfrentamento da crise contemporânea. O fato de a temática ambiental ser predominantemente compreendida a partir de uma perspectiva naturalista, de modo que as concepções fragmentadas de mundo acabam por ser reproduzidas, foi o que impulsionou a articulação entre as dinâmicas de Investigação Temática (FREIRE, 1987) e de Abordagem Relacional (MORAES, 2004) na busca por contribuir com estratégias que permitam a construção de concepções de mundo que integrem sociedade e natureza, no âmbito do campo de pesquisa em educação ambiental. A principal estratégia constitui-se na articulação das dimensões local e global durante o desenvolvimento de uma Abordagem Relacional ao longo da dinâmica de Investigação Temática, ou seja, de estruturação de currículos críticos. Por fim, apresentam-se pressupostos que subsidiem a escolha de critérios para a estruturação de currículos voltados à formação de sujeitos críticos

Biografia do Autor

Juliana Rezende Torres, UFSC

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal deSanta Catarina. Professora da rede pública estadual catarinense (com licença sem vencimento), atuante naONG Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza e bolsista CAPES. Área de interesse como pesquisadora: Educação Ambiental e Educação em Ciências.

Edmundo Carlos de Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1975),Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UniversidadeFederal do Rio de Janeiro (1979), Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Pós-Doutorado: Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Suiço de Pesquisa Experimental sobre o Câncer (Lausanne, Suiça), Departamento de Educação da Universidade de Bath(Bath, Inglaterra). Atuamente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Área de interesse atual como pesquisador: Educação, Ciências e Organização Humana

Demétrio Delizoicov, UFSC

 Professor Associado do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciado em Física, Universidade de São Paulo (1973), Mestre em Ensino de Ciências, Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1982), Doutor em Didática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1991). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências de Santa Catarina (GEPECISC)

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