A compreensão dos professores sobre as interações CTS evidenciadas pelo questionário VOSTS e entrevista

Autores

  • Elisangela Matias Miranda UFSCar
  • Denise de Freitas UFSCar

Resumo

O presente estudo investigou a compreensão sobre as interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) de um grupo de professores que atuam na área de Ciências (ensino fundamental) e na área de Biologia (ensino médio) em escolas públicas (rede municipal e estadual de ensino) no município de São Carlos. Nesta investigação, utilizou-se uma abordagem qualitativa e, como métodos de coleta de dados, aplicou-se a quatro professores de Ciências Naturais do ensino fundamental e médio um a versão abreviada e adaptada do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society) e realizaram-se entrevistas semi-estruturadas baseadas nesse questionário. As análises dos dados permitiram constatar que os professores possuem preocupações que vão além da implementação da perspectiva de ensino CTS, pois suas inquietações estendem-se para questões educacionais mais amplas, tais como a progressão continuada, a redução do número de aulas de ciências e biologia e o papel da escola na sociedade

Biografia do Autor

Elisangela Matias Miranda, UFSCar

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas, com habilitação em ciências, matemática, química e física, pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente, é doutoranda na Universidade Federal de São Carlos no Departamento de Educação, área de Processos de Ensino e de Aprendizagem. Tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino CTS, ensino de ciências, educação e difusão científica, melhoria do ensino público, alfabetização científica e tecnológica

Denise de Freitas, UFSCar

É Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos e Assessora do Setor de Biologia do Centro de Divulgação Científica e Cultural USP-SC. Graduou-se em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá de Ribeirão Preto (1979). Fez Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1988) e o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Cursou pós-doutorado na Universidade de Lisboa, Portugal (2005). Atua como docente e pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar orientando pesquisas no mestrado e doutorado. Em sua trajetória acadêmica, tem atuado em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências e realizado estudos de investigação nesse âmbito. As pesquisas desenvolvidas no campo da Educação centram-se nas subáreas: i) formação de professores de Ciências; ii) processos de ensino e aprendizagem; iii) ensino de Ciências e Biologia; iv) educação ambiental.

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