A Presença da Tecnologia na Educação Matemática: efetuando uma tessitura com situações/cenas 1 do filme Avatar e vivências em um curso a distância de formação de professores

Autores/as

  • Maria Aparecia Viggiani Bicudo UNESP
  • Maurício Rosa Universidade Luterana do Brasil

Resumen

Este artigo tem como objetivo expor modos de o ser humano ser com a tecnologia, trazendo situações projetadas em um filme de ficção científica e em situações em que se realiza Educação Matemática com a presença da tecnologia. Traz a análise de uma obra cinematográfica da atualidade – o filme Avatar (2009)– a fim de explicitar as concepções assumidas no trabalho com tecnologias presentes na ficção científica. Esta evidencia contribuições e antevê possibilidades de trabalhar-se com tecnologias em diferentes atividades, entre elas, as da Educação Matemática. Traz também a análise de situações vividas e descritas em chat de um curso à distância de formação de professores de matemática. Essas análises revelam confluência de concepções e interconexões presentes entre o visto na ficção e o quejá está sendo vislumbrado/produzido em termos educacionais. Mostra os modos pelos quais a informática deixa de ser entendida como mero instrumento para, de maneira clara, ser compreendida como presente à produção do conhecimento. Revela que ela se presentifica noprocesso cognitivo, neste artigo exposto em termos de ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-o-ciberespaço. 

Biografía del autor/a

Maria Aparecia Viggiani Bicudo, UNESP

É doutora, livre-docente e Professora Titular (aposentada) em Filosofia da Educação, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da UNESP, campus de Rio Claro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática desse Instituto. Pesquisadora do CNPq. Orienta mestrados e doutorados em Educação Matemática, desde 1984. Possui vasta publicação em Filosofia da Educação Matemática. Foi Editora e atualmente é Co-Editora do Bolema – Boletim de Educação Matemática, publicado pelo PGEM da UNESP de Rio Claro.

Maurício Rosa, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil -ULBRA - Canoas (RS)(2001/2), mestrado em Educação Matemática pelaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp - Rio Claro (SP)(2004) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Rio Claro (SP). Foi bolsista do programa de Doutorado com Estágio no Exterior - PDEE pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, sob o processo BEX - 3899/06-3, na London South Bank University - Londres (UK). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nas seguintes frentes: Educação a Distância, Jogos Eletrônicos, Role Playing Game (RPG), Ensino de Cálculo. Coordena o Grupo de Pesquisa @+ (AMAIIS- Ambientes-Matemáticos de Aprendizagem com a Inclusão da Informática na Sociedade). Coordenou o Grupo de Trabalho (GT06) Educação Matemática: Novas Tecnologias e Educação a Distânciada Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no período de 2009-2012. Atualmente, é Diretor da SBEM- RS - Sociedade Brasileira de Educação Matemática-Regional do Rio Grande do Sul.