Releituras de um Estado do Conhecimento do Ensino de Análise a partir da Noção de Cognição Inventiva

Autores/as

  • Sílvio César Otero-Garcia Universidade Estadual Paulista
  • Giovani Cammarota Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumen

Entendendo a noção de cognição inventiva, pensada por Kastrup (2001, 2005, 2007), como caixa de ferramentas, no sentido dado por Deleuze e Foucault (1979), propomos neste texto uma nova leitura dos resultados do trabalho de Otero-Garcia (2011), no qual é feito um mapeamento das pesquisas brasileiras em ensino de análise matemática. Nessa releitura procuraremos explorar dois problemas principais: as condições de funcionamento da aprendizagem inventiva no ensino de análise, e a formação matemática do professor enquanto um problema vinculado às políticas cognitivas. 

Biografía del autor/a

Sílvio César Otero-Garcia, Universidade Estadual Paulista

É licenciado em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP), e mestre/doutorando pelo/do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência nas áreas de educação e história, com ênfase em educação matemática e história das ciências. Desenvolve suas pesquisas junto ao Grupo de Pesquisa em História da Matemática e/ou suas Relações com a Educação Matemática (GPHM) e ao Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM), atuando nas seguintes linhas: A Disciplina de Análise em Cursos de Formação de Professores de Matemática, História da Matemática no Brasil, e Análise de Livros Didáticos –Hermenêutica de Profundidade. 

Giovani Cammarota, Universidade Federal de Juiz de Fora

é licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nessa mesma universidade, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e professor temporário do Departamento de Educação. Atua no Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição inventiva, aprendizagem matemática e invenção, filosofias da diferença e educação, formação do professor de matemática