Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade

Autores/as

  • João Cardoso de Castro Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miriam Struchiner Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumen

O presente estudo analisou o processo de desenvolvimento do hipermídia CEMBI para o ensino
de Neurociência, tendo a Teoria da Atividade de Engeström (1987) como abordagem e o trabalho de Mwanza (2001) como roteiro orientador. Com base em análise da documentação gerada neste processo de trabalho, foi possível traçar o percurso seguido pelo projeto, revelando e discutindo como as concepções teórico-conceituais influenciaram o design do hipermídia, as regras, a dinâmica e os diferentes papéis desempenhados pelos sujeitos de uma equipe multidisciplinar, a partir de uma proposta de reformulação de materiais educativos para o ensino de Neurociência. A Teoria da Atividade se mostrou uma abordagem teórica adequada a esta proposta, visto que pôde oferecer um conjunto de princípios básicos que permitiu
um enquadramento conceitual amplo através do qual foi possível revisitar criticamente o projeto supracitado.

Biografía del autor/a

João Cardoso de Castro, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (2005), Mestrando em Educação em Ciências e Saúde. É professor de Filosofia do Ensino Médio do Colégio Único.

Miriam Struchiner, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), Mestre em Educação - Boston University (1986) e Doutora em Educação - Boston University (1992). É professora adjunta do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ), onde coordena o Laboratório de Tecnologias Cognitivas. Atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa e desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem
baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação na área das Ciências Biomédicas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, Internet e Educação, aprendizagem colaborativa, construtivismo social, ensino de ciências biomédicas e saúde. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (1D).

Publicado

2009-11-01

Número

Sección

Artigos