A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física

Autores/as

  • Giselle Watanabe Caramello Universidade Federal do ABC
  • Marcelo Zanotello Universidade Federal do ABC
  • Marcelo Oliveira da Costa Pires Universidade Federal do ABC

Resumen

Neste artigo analisam-se elementos da perspectiva freireana, sistematizada por meio dos três momentos pedagógicos (3MP), na produção de professores de Física da rede estadual de São Paulo. Tais produções, referentes às temáticas dos 3º e 4º bimestres das três séries do Ensino Médio, foram desenvolvidas em um curso de formação continuada oferecido pela Universidade Federal do ABC em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Santo André. Na pesquisa foram consideradas as propostas de aulas elaboradas pelos professores ao longo dos encontros e suas considerações acerca dos3MP, expressas através de um questionário e de apresentações orais. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para estudo do material coletado. Os resultados permitiram identificar alguns indícios de uma releitura da proposta curricular, a partir da vivência com a dinâmica dos 3MP, que podem influenciar as práticas de ensino dos participantes.

Biografía del autor/a

Giselle Watanabe Caramello, Universidade Federal do ABC

Licenciada em Física (2004) pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Mestre (2008) e Doutora (2012) em Ensino de Ciências, modalidade Física, pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC. Pesquisa e orienta estudos nos seguintes assuntos: Abordagem Temática, Educação Ambiental, Complexificação do conhecimento e ensino da Física Moderna e Contemporânea (Complexidade e Física do não equilíbrio para o tratamento da questão socioambiental). Coordena projeto de pesquisa sobre questões socioambientais e complexidade, financiado pela CAPES/ CNPq/ MCTI; e é bolsista FAPESP. 

Marcelo Zanotello, Universidade Federal do ABC

Bacharel (1994) e Licenciado (2003) em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre (1998) e Doutor (2003) em Engenharia Mecânica, na área de Materiais e Processos, pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Orienta pesquisas nas áreas de Ensino-aprendizagem em Ciências/Física e Formação de Professores de Ciências/Física. 

Marcelo Oliveira da Costa Pires, Universidade Federal do ABC

Bacharel (1998), Mestre (2000) e Doutor (2005) em Física pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente no tema Condensados de Bose-Einstein. Contribui com o curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do ABC. 

Publicado

2014-11-08

Número

Sección

Artigos