De um limiar de conhecimentos ao criar de outros
como pode vir a ser o mundo físico na perspectiva de povos originários?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e80064Resumen
Examina-se a relação de conhecimentos – sobre a natureza e o mundo – de povos originários (e.g., mesopotâmica, egípcia e chinesa) em um período antecedente à escrita e à inquisição investigativa grega do século VI AEC. Como subsídio para a discussão, utilizam-se retratações artísticas de eventos que ocuparam a atenção pública em certos momentos históricos e que se façam expressas sob a forma de representações pictóricas bidimensionais, tais como aquelas adornadas em cavernas, tumbas, ornamentos cilíndricos ou ilustradas em papiros. Para a avaliação das imagens usa-se a análise iconográfica de Erwin Panofsky. Do exame das informações postas, averígua-se a predominância da temática cosmológica-astronômica nas obras supracitadas; construídas sob um viés mítico e desprendidas de interesses e de procedimentos analíticos. Entretanto, também, se identifica uma forma preliminar e rudimentar da base científica – utilitária que coloca em prática aquilo que cotidianamente se observava e pictoricamente se registrava.
Citas
AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus Editora, 1993.
BOTTÉRO, J. The Substitute King and His Fate. In: BOTTÉRO, J. Mesopotamia: Writing, Reasoning, and the Gods. Chicago: University of Chicago Press, 1992. p.138-155.
BRAGA, M., GUERRA, A.; REIS, J. C.. Breve História da Ciência Moderna: convergência de saberes (Idade Média). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
BURNS, E.Ml. História da civilização ocidental: do homem das cavernas até a bomba atômica. 2. ed. Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo: Editora Globo, 1967.
CLOUGH, M. P. Teaching and Learning About the Nature of Science. Science & Education, v. 27, n. 1-2, p.1-5. 2018. http://dx.doi.org/10.1007/s11191-018-9964-0
CHILVERS, I.; ZACZEK, I..; WELTON, J.; BUGLER, C.; MACK, L.; JOHNSEN, K. Art that changed the world: transformative art movements and the paintings. 1ª ed. New York: Editora DK, 2013.
DENON, D. V. Voyage dans la Basse et la Haute Égypte, pendant les campagnes du général Bonaparte. 1802. Ilustração, p. Tafel-48. https://doi.org/10.11588/diglit.3788#0051
FANG, C. Past, Present and Future of Chinese Astronomy. Highlights of Astronomy, v. 16, s/nº, p. 19-29. 2015. https://doi.org/10.1017/S1743921314004621
FARTHING, S. Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
FEYERABEND, P. K. Adeus à razão. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
FEYERABEND, P. K.. Art as a product of nature as a work of art. World Futures: The Journal of New Paradigm Research, v. 40, n. 1-3, p. 87-100. 1994. http://dx.doi.org/10.1080/02604027.1994.9972421
FORATO, T. C, M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59. 2011. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p27
GOMBRICH, E. G. A história da arte. 1ª ed. de bolso. Trad. Cristina de Assis Serra. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, 2018.
HAN, Y.; QIAO, Q. Records of solar eclipse observations in ancient China. Science In China Series G: Physics, Mechanics and Astronomy, v. 52, n. 11, p. 1639-1645. 2009. http://dx.doi.org/10.1007/s11433-009-0241-8
HOLLIS, S. T. Women of Ancient Egypt and the Sky Goddess Nut. The Journal of American Folklore, v. 100, n. 398, p. 496-503. 1987.
KRAGH, H. Introdução a historiografia da ciência. Trad. Carlos Grifo Babo. Portugal: Porto Editora, 2001.
LEAKEY, R. E. A Evolução da humanidade. São Paulo: Melhoramentos, 1982.
LI, Y. The Application of Philosophical Thoughts in Chinese Painting Creation. In: 4th INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONTEMPORARY EDUCATION, SOCIAL SCIENCES AND HUMANITIES (ICCESSH 2019). (Anais…) Advances in Social Science, Education and Humanities Research, v. 329. p. 895-900. 2019. http://dx.doi.org/10.2991/iccessh-19.2019.200
LAM, H. E. Representation of Heaven and Beyond. Asian Studies, v. 7, n. 2, p. 115-151. 2019. http://dx.doi.org/10.4312/as.2019.7.2.115-151
MANGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo. Companhia das Letras, 2001.
MARSHACK, A. The Roots of Civilisation: cognitive beginnings of man's first art symbol and notation. New York: Littlehampton Book Services Ltd., 1972.
MATTHEWS, M. Rt. The Nature of Science and Science Teaching. London: Routledge, 2018.
MCBRIDE, B B.; BREWER, Cl A.; BRICKER, M.; MACHURA, M. Training the next generation of renaissance scientists: the GK-12 ecologists, educators, and schools program at the University of Montana. Bioscience, v. 61, n. 6, p. 466-476. 2011. http://dx.doi.org/10.1525/bio.2011.61.6.9
MESQUITA, L. BROCKINGTON, G.; TESTONI, L. A.; STUDART, N. Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, n. 20200443, p. 1-16, 2021. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0443
MORGAN, D. P. On Iconographic and diagrammatic irregularities in the representation of constellations in Han (206 BCE–220 CE) tomb art. In: VISUALIZATION OF THE HEAVENS AND THEIR MATERIAL CULTURES I. (Anais…). Apr. 2018, Berlin, Germany. Disponível em: <https://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-01714768/document>. Acesso em: 01 nov. 2021.
OUZMAN, S. Flashes of brilliance: san rock paintings of heaven’s things. In: BLUNDELL, G.; CHIPPINDALE, C.; SMITH, B.; CLOTTES, J.; CONKEY, M. W.; EASTWOOD, E.. (org.). Seeing and Knowing: rock art with and without ethnography. Johannesburg: Wits University Press, 2012. Cap. 2. p. 11-36. Disponível em: <https://muse.jhu.edu/book/50571>. Acesso em: 01 nov. 2021.
PANOFSKY, E. Meaning in the visual arts: papers in and on art history. Garden City, NY: Doubleday Anchor Books, 1955.
PARKER, R. A. Ancient Egyptian astronomy. Philosophical Transactions of the Royal Society of London. Series A, Mathematical and Physical Sciences, v. 276, n. 1257, p. 51-65. 1974. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/74274?origin=JSTOR-pdf>. Acesso em: 01 nov. 2021.
PIFANO, R. Q. História da arte como história das imagens: a iconologia de Erwin Panofsky. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, 2010. v. 7, ano VII, nº 3, 2010.
PANKENIER, D. W. Bringing heaven down to earth. In: Astrology and cosmology in early China: conforming earth to heaven, p. 118-148. Cambridge: Cambridge University Press, 2013a. http://dx.doi.org/10.1017/CBO9781139017466.009
PANKENIER, D. W. Astrology for an empire: the “Treatise on the Celestial Offices” in the grand scribe's records (c.100 BCE). In: Astrology and cosmology in early China: conforming earth to heaven, p. 444-511. Cambridge: Cambridge University Press, 2013b. http://dx.doi.org/10.1017/CBO9781139017466.024
POE, E. A. À ciência. Tradução de Milton Amado. In: POE, Edgar Allan. Ficção completa: poesia & ensaios. Tradução de Oscar Mendes e Milton Amado. 1. ed. Rio de Janeiro: Companhia Aguilar Editora, 1965.
PORADA, E. Why cylinder seals? Engraved cylindrical seal stones of the ancient near east, fourth to first millennium B.C. The Art Bulletin, v. 75, n. 4, p. 563-582. 1993. http://dx.doi.org/10.2307/3045984
ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1978.
ROGERS, C. R.; FREIBERG, H. J. Freedom to learn. 3ª ed. New York: Merrill, Macmillan College Publishing Company, 1994.
ROGERS, N. The creative connection: expressive arts as healing. Paolo Alto, CA: Science & Behavior Books, 1993.
ROGERS, N. The creative connection for groups: Person-centered expressive arts for healing and social change. Palo Alto, CA: Science and Behavior Books, 2011.
RONAN, C. A. The Cambridge illustrated history of the world’s science. Cambridge University Press: Newnes Books, 1983.
ROSA, C, A. de P. História da ciência: da antiguidade ao renascimento científico. Vol. I. 2ª edição. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012.
SIMON, Z. A. Astronomy and ancient eclipse art: Is it a science? Arts and Humanities Open Access Journal, v. 2, n. 5, p. 283‒290. 2018. http://dx.doi.org/10.15406/ahoaj.2018.02.00071
SOBREIRA, M. C.; TASSIGNY, M. M.; BIZARRIA, F. P de A. O “ser” e o “fazer” docente no Ensino Superior na perspectiva do legado de Carl Rogers. Educação, Ciência e Cultura, v. 21, n. 1, p. 1-21. 2016. http://dx.doi.org/10.18316/2236-6377.16.27
SUHADOLNIK, N. V. Han Mural Tombs: reflection of correlative cosmology through mural paintings. Asian Studies, n. 1, p. 19-48. 2011. University of Ljubljana. http://dx.doi.org/10.4312/as.2011.-15.1.19-48
SWEATMAN, M. B.; COOMBS, A. Decoding european palaeolithic art: extremely ancient knowledge of precession of the equinoxes. Athens Journal Of History, v. 5, n. 1, p.1-30. 2019. http://dx.doi.org/10.30958/ajhis.5-1-1
TATON, R. Historia general de las ciências: la ciência antigua y medieval (de los origens a 1450). v. 1. Ed.2ª. Barcelona: Edicones Destino, S.A, 1985.
TSENG, L.. Picturing Heaven in Early China. Cambridge, MA: Harvard University Asia Center, 2011.
XUEYING, Z. An archaeological interpretation of Han dynasty brick and stone pictorial reliefs. Chinese Studies In History, v. 51, n. 3, p. 276-299. 2018. http://dx.doi.org/10.1080/00094633.2018.1553457
WANG, J. General Discourse on Han Pictorial Stones. Beijing: Zijincheng chuban she, 2001.
WOODHOUSE, B. Bushman paintings of comets? MNASSA: Monthly Notes of the Astronomical Society of South Africa, v. 45, n. 3-4, p 33–35. 1986. Disponível em: <https://journals.co.za/content/mnassa/45/3-4#>. Acesso em: 01 nov. 2021.
ZHAO, J. Integration and Transformation: a study of the sun and the moon depicted in the imagery of fuxi and nüwa. Asian Studies, v. 7, n. 2, p. 13-45. 2019. http://dx.doi.org/10.4312/as.2019.7.2.13-45
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.