Perspectivas de formação docente no curso de licenciatura diurno de ciências biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina: entre coletivos de pensamento e circulação de ideias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e85037

Palavras-chave:

Formação de professores, Currículo, Pérez-Gómez, Ludwik Fleck, Ensino superior

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma investigação que discute a formação de professores do curso diurno de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, a partir dos programas de formação de Pérez-Gómez e à luz de categorias fleckianas (estilo de pensamento, coletivo de pensamento e circulação de ideias). A metodologia utilizada foi análise documental da matriz curricular e dos programas das disciplinas obrigatórias, além de análise de questionários respondidos por professores formadores. Os resultados mostram a presença de duas perspectivas de formação presentes no currículo: acadêmica, que engloba ¾ das disciplinas; e prática com aproximadamente ¼ das disciplinas. A análise das respostas de docentes formadores permite identificar quatro coletivos de pensamento no curso: acadêmico, acadêmico-técnico, técnico-prático e técnico. A relação entre o que preconizam os documentos do curso e o que dizem os docentes permite traçar um perfil sobre a formação de professores de Ciências Biológicas, além apontar caminhos para a atuação dos egressos na educação básica.

Biografia do Autor

Beatriz Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Ciências Biológicas (2013) pela UFSC e mestre em Educação Científica e Tecnológica pela mesma universidade (2016). Foi professora de Ciências dos anos finais do ensino fundamental dos municípios de Florianópolis e São José - SC (2016-2018) e professora substituta do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC (2018-2019). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, onde realiza pesquisas na área de formação de professores e história do currículo. É membro do grupo Casulo: Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia da UFSC e do Grupo de Estudos em História do Currículo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Larissa Zancan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Ciências Biológicas (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre em Educação Científica e Tecnológica (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde realiza pesquisa junto ao Grupo “Casulo: Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia”.

Adriana Mohr, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Ciências Biológicas (1998) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Educação (1992) pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (FGV/RJ), Doutora em Educação: ensino de ciências naturais (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação, docente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica e membro do Grupo Casulo: Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia, todos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nadir Castilho Delizoicov, Universidade Federal de Santa Catarina

É doutora em Educação: Ensino de Ciências Naturais, (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou, por cerca de seis anos, como professora no Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e, por cerca de dez anos, no Curso de Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente é professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa como pesquisadora do Grupo Casulo: Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia e do Grupo Bússolas, de orientação coletiva.

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Publicado

2022-11-29

Edição

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Artigos