Um olhar para a utilização de tecnologias digitais como objeto de estudo em uma licenciatura em matemática na modalidade a distância

Autores/as

  • Elivelton Henrique Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiana Fiorezi de Marco Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e85231

Palabras clave:

Educação a distância, Tecnologias digitais, Licenciatura em matemática, Formação de professores

Resumen

Neste artigo, partimos da seguinte questão: como as tecnologias digitais são metodologicamente abordadas como objeto de estudo em um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância, na perspectiva dos professores formadores? Como cenário, tivemos uma Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, de uma Instituição Pública de Ensino Superior, localizada no estado de Minas Gerais. Adotando a abordagem da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas com os professores formadores que ministraram disciplinas que abordaram as tecnologias digitais como objeto de estudo. A partir dos resultados obtidos, inferimos a necessidade de um maior cuidado por parte dos docentes formadores na organização do ensino de suas disciplinas quanto à relação sala de aula e tecnologias digitais, propondo situações formativas que não apenas apresentem as tecnologias ao licenciando, mas, igualmente, que permitam a esse futuro professor elaborar e se apropriar de conhecimentos acerca da integração de tais tecnologias na sala de aula.

Biografía del autor/a

Elivelton Henrique Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018); Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015) e em Docência e Didática do Ensino Superior pela Faculdade Patos de Minas (2014). Licenciado em Matemática pela Faculdade Patos de Minas (2012). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU).

Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Doutora (2009) e Mestre (2004) em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; Especialista em Matemática Aplicada (1996) e em Educação Matemática (1998) pela Universidade de Franca; Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (1995). Atualmente é docente Associada III na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Atua como membro do corpo permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática. Editora-chefe da revista Ensino em Re-Vista; membro da diretoria da Revista Obutchénie. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU) e, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP).

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Publicado

2022-11-29

Número

Sección

Artigos