Um olhar para a utilização de tecnologias digitais como objeto de estudo em uma licenciatura em matemática na modalidade a distância

Autores

  • Elivelton Henrique Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiana Fiorezi de Marco Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e85231

Palavras-chave:

Educação a distância, Tecnologias digitais, Licenciatura em matemática, Formação de professores

Resumo

Neste artigo, partimos da seguinte questão: como as tecnologias digitais são metodologicamente abordadas como objeto de estudo em um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância, na perspectiva dos professores formadores? Como cenário, tivemos uma Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, de uma Instituição Pública de Ensino Superior, localizada no estado de Minas Gerais. Adotando a abordagem da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas com os professores formadores que ministraram disciplinas que abordaram as tecnologias digitais como objeto de estudo. A partir dos resultados obtidos, inferimos a necessidade de um maior cuidado por parte dos docentes formadores na organização do ensino de suas disciplinas quanto à relação sala de aula e tecnologias digitais, propondo situações formativas que não apenas apresentem as tecnologias ao licenciando, mas, igualmente, que permitam a esse futuro professor elaborar e se apropriar de conhecimentos acerca da integração de tais tecnologias na sala de aula.

Biografia do Autor

Elivelton Henrique Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018); Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015) e em Docência e Didática do Ensino Superior pela Faculdade Patos de Minas (2014). Licenciado em Matemática pela Faculdade Patos de Minas (2012). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU).

Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Doutora (2009) e Mestre (2004) em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; Especialista em Matemática Aplicada (1996) e em Educação Matemática (1998) pela Universidade de Franca; Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (1995). Atualmente é docente Associada III na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Atua como membro do corpo permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática. Editora-chefe da revista Ensino em Re-Vista; membro da diretoria da Revista Obutchénie. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU) e, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP).

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Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

Artigos