O uso do origami ou dobradura para o ensino da geometria: uma revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e96167

Palabras clave:

Geometria , Materiais manipuláveis , Ensino fundamental , Ensino médio

Resumen

Esta revisão integrativa objetivou identificar, em teses e dissertações, os objetos de conhecimento da Matemática, especificamente da Geometria, ensinados com o uso do Origami ou da dobradura, nos anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Após análise dos 50 estudos incluídos, os objetos do conhecimento foram categorizados nas unidades temáticas: Geometria Plana, Geometria Espacial, Geometria Analítica e Geometria dos Fractais. O uso do Origami mostrou-se presente em todas as unidades temáticas, sendo mais expressivo no ensino da Geometria Plana (n=40) e Geometria Espacial (n=21). Identificamos uma grande variedade de conteúdos que podem ser abordados com a utilização da dobradura, variando desde a simples visualização de uma figura geométrica a demonstrações de teoremas. Com base nos achados desta pesquisa, encorajamos professores e formadores de professores a pesquisar sobre as atividades propostas nos estudos incluídos, a fim de auxiliá-los na realização de aulas mais envolventes e dinâmicas.

Biografía del autor/a

Denise Sayuri Oda Nampo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu - PR (PPGEn/Unioeste).  Licenciada em Matemática pela Unioeste (2022). Atualmente, é bolsista pela CAPES. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Trabalho Docente (GEPEMTD), com interesse e foco em pesquisas sobre métodos de ensino e estudos relacionados à Neurociência Cognitiva.

Juliana Lourenço, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu - PR (PPGEn/ UNIOESTE). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2019) e em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Possui especialização em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Educacional e Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atualmente é Professora dos anos iniciais do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e trabalho docente (GEPEMTD). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Maria Gabriela da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Foz do Iguaçu - PR (PPGEn/Unioeste). Licenciada em Matemática pela Universidade Paranaense, Unipar (2013); possui especialização em Métodos e Técnicas de Ensino, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em educação do campo pela faculdade Bagozzi e especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luis. Atualmente, é bolsista pela CAPES. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Trabalho Docente (GEPEMTD) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas para o Processo de Ensino e Aprendizagem (GEMAPA).

Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia com licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel - PR. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP-RP; Mestre em Educação pela PUC-PR. Especialização em Administração Hospitalar, São Camilo - SP; Especialização em Adolescência, PUC-PR; Docente Associada no curso de Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Unioeste/Foz do Iguaçu (Mestrado). É líder do grupo de pesquisa Ensino, pesquisa e prevenção das violências e vulnerabilidades sociais e da saúde (GEPENSE).

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente, é docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da UNIOESTE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Trabalho docente (GEPEMTD).  

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Publicado

2024-10-14

Número

Sección

Artigos