Modelagem matemática nos anos iniciais na perspectiva histórico-cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e97954

Palabras clave:

Modelagem matemática, anos iniciais, teoria histórico-cultural

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir o papel da mediação do professor em atividades de Modelagem Matemática (MM) nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, a partir de uma pesquisa realizada em nível de mestrado. O corpus foi composto por atividades de MM descritas em duas dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, das quais foram selecionadas cinco tarefas para análise. Elas foram desenvolvidas com turmas de 2º e 4º anos do Ensino Fundamental e foram analisadas segundo a Análise Textual Discursiva, obtendotrês categorias, Mediação em relação ao tema, Mediação em relação ao problema e Mediação em relação à validação. As análises evidenciaram a importância da mediação do professor e a interação entre os alunos durante a implementação das atividades de MM como promotora para a aprendizagem e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.

Biografía del autor/a

Margareth Ferreira Miyake, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Pedagogia – licenciatura plena pela Universidade Estadual do Paraná - campus de Campo Mourão. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM), participa do grupo Relação com o Saber e Educação Matemática (ReSEMat) e Grupo de Pesquisa em Estudos em Psicologia Histórico-Cultural (GEPSIC) e atua como Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Campo Mourão.

Amauri Jersi Ceolim, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Docente da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão, atua no Mestrado em Educação Matemática (PRPGEM), no Grupo de Pesquisa Relação com o Saber e Educação Matemática (ReSEMat) e com pesquisas voltadas à Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática.

Alessandra Augusta da Silva, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2015), bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no exterior pela CAPES. Docente vinculada à Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, lotada no colegiado de Letras – licenciatura dupla e membro dos grupos de pesquisa LIDERE - Linguagem, Desenvolvimento e Suas Relações (LIDERE) e ReSEMat - Relação com o Saber e Educação Matemática.

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Publicado

2025-09-09

Número

Sección

Artigos