Modelagem matemática nos anos iniciais na perspectiva histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e97954Palabras clave:
Modelagem matemática, anos iniciais, teoria histórico-culturalResumen
Este artigo tem como objetivo discutir o papel da mediação do professor em atividades de Modelagem Matemática (MM) nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, a partir de uma pesquisa realizada em nível de mestrado. O corpus foi composto por atividades de MM descritas em duas dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, das quais foram selecionadas cinco tarefas para análise. Elas foram desenvolvidas com turmas de 2º e 4º anos do Ensino Fundamental e foram analisadas segundo a Análise Textual Discursiva, obtendotrês categorias, Mediação em relação ao tema, Mediação em relação ao problema e Mediação em relação à validação. As análises evidenciaram a importância da mediação do professor e a interação entre os alunos durante a implementação das atividades de MM como promotora para a aprendizagem e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.
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