Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p179Abstract
Nas práticas de Ensino de Ciências situadas sob a influência da convergência interdisciplinar de CTS, deve ser contemplada a formação para cidadania, pensada nos termos da participação democrática na formulação e avaliação de políticas de ciência e tecnologia. Este artigo apresenta os resultados de estudo empírico acerca da viabilidade de aperfeiçoamentos das Situações de Aprendizagem referentes ao Tema ‘Entropia e Degradação da Energia’ dos Cadernos do Professor e do Aluno para o Ensino de Física, material didático do Ensino Médio do Estado de São Paulo, 2ª série, volume 2, 2009. As propostas de reformulação experimental do material foram avaliadas através da realização de grupos focais compostos por professores de Ciências. Os resultados indicam que as mudanças sugeridas no material foram, em geral, bem aceitas pelos professores participantes dos grupos focais, com ressalvas, no entanto, à viabilidade de sua aplicação no quadro das atuais limitações da escola e da formação docente.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
