Aspectos da teoria das situações didáticas (TSD) aplicada ao ensino de geometria espacial referente às questões do ENEM com amparo do software GeoGebra

Autores

  • Rosalide Carvalho de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
  • Francisco Régis Vieira Alves Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Francisca Cláudia Fernandes Fontenele Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p123

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta didática acerca dos aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria espacial advindos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contribuindo para o ensino de matemática e a formação de professores. Objetiva-se apresentar como a Teoria das Situações Didáticas pode contribuir para o ensino de questões matemáticas de geometria espacial do ENEM, fazendo uso do software GeoGebra como instrumento para a construção de modelos matemáticos e resolução de situações problemas sobre o conteúdo de volumes. As situações didáticas foram descritas e estruturadas, obedecendo as quatro fases da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), com o esteio do GeoGebra. O uso do referido software tem como propósito favorecer uma modelagem matemática que busque a melhoria da visualização e compreensão, por parte dos alunos, dos mecanismos necessários para resolução dos problemas propostos.

Biografia do Autor

Rosalide Carvalho de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Graduada em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, pela mesma Universidade. Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE.

Francisco Régis Vieira Alves, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Bolsista de Produtividade do CNPQ – PQ2. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica. Líder do grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática. Possui mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). 

Francisca Cláudia Fernandes Fontenele, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), possui especialização em Ensino de Matemática pela UVA, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em que atua na área da Educação Matemática e desenvolve pesquisa junto ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática - GPEEMAT.

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Publicado

2020-11-25

Edição

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Artigos