Instrumentos de avaliação da aprendizagem de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82019

Resumo

A avaliação está imbricada no processo de ensino e aprendizagem, dialogando diretamente com as estratégias didático-pedagógicas dos professores e, portanto, requer compromisso e responsabilidade do docente ao definir critérios e instrumentos que servirão para acompanhar a evolução do pensamento e o domínio dos saberes dos estudantes. O objetivo deste ensaio teórico é descrever instrumentos de avaliação que podem ser utilizados no ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, refletindo sobre suas características e potencialidades para o uso nessa disciplina. No estudo, destacam-se o uso do portfólio, atividades gamificadas, mapas conceituais e a prova escrita. Todos esses instrumentos contribuem para a dinamização da aprendizagem em Ciências, permitindo que a disciplina corresponda às exigências legais e dialogue com o contexto do estudante, oportunizando uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Pedagogia. Especialista em Neuropsicopedagogia, Didática do Ensino Superior e Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professor Assistente I do Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Núcleo Alfabetização Manaus. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat) e do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE).

Pérsida da Silva Ribeiro Miki , Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1996). Graduada em Direito Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (1996). Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (2014). Professora Associada III do Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – UFAM da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2022-05-16

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Artigos