Raciocínio matemático apoiado por tarefas exploratórias e ações de professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82926Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de característica qualitativa e interpretativa e tem como tema as Tarefas Exploratórias e o Raciocínio Matemático. O objetivo foi analisar os processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio, ao resolverem uma tarefa matemática de caráter exploratório, e ações da professora diante desta tarefa. Para isso, realizamos uma discussão teórica a respeito do raciocínio matemático e dos processos relacionados a ele, sobre ações de professores que apoiam o raciocínio matemático e sobre tarefas de natureza exploratória, tendo como embasamento estudos realizados por diversos autores. Os dados que compõe o corpus de análise dessa pesquisa foram coletados por registros de áudio e vídeo, durante a realização da tarefa exploratória na respectiva turma. Os resultados apontam que as ações da professora contribuem para os processos de identificação de padrões, formulação de conjecturas, justificação e generalização, evidenciando o potencial que as ações docentes podem ter no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.
Referências
ARAMAN, E. M. O.; SERRAZINA, M. L.; PONTE, J. P. “Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 466–490, 2019.
ARAMAN, E. M. O.; SERRAZINA, M. L.; PONTE, J. P. Raciocínio matemático nos primeiros anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos. Bolema, Rio Claro, v.34, n.67, p.441-461, 2020.
AZEVEDO, A. O desenvolvimento do raciocínio matemático na aprendizagem de funções. 2009. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação, especialização Didáctica da Matemática) – Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009.
BOAVIDA, A. M.; PAIVA, A. L.; CEBOLA, G.; VALE, I.; PIMENTEL, T. A experiência matemática no ensino básico: Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Lisboa: DGIDC-ME, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
BRODIE, K. Teaching mathematical reasoning in secondary school classrooms. 1. ed. New York, NY: Springer, 2010.
BRUNHEIRA, L.; PONTE, J. P. Justificando generalizações geométricas na formação inicial de professores dos primeiros anos. Bolema, v. 33, n. 63, p. 88- 108, 2019.
ELLIS, A., ÖZGÜR, Z., REITEN, L. Teacher moves for supporting student reasoning. Mathematics Education Research Journal, v. 30, n. 2, p. 1-26, 2018.
FRANCISCO, J. M.; MAHER, C. A. Teachers attending to students’ mathematical reasoning: Lessons from an after-school research program. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 14, n. 1, p. 49-66, 2011.
HENRIQUES, A. O pensamento matemático avançado e a aprendizagem da análise numérica num contexto de actividades de investigação. 2010. 446 f. Tese (Doutoramento em Educação, Didáctica da Matemática) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.
JEANNOTTE, D; KIERAN, C. A conceptual model of mathematical reasoning for school mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 96, n. 1, 2017.
LANNIN, J.; ELLIS, A. B.; ELLIOT, R. Developing essential understanding of mathematics reasoning for teaching mathematics in prekindergarten-grade 8. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2011.
LO, J. J., GRANT, T. J.; FLOWERS, J. Challenges in deepening prospective teachers’ understanding of multiplication through justification. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 11, n. 1, p. 5-22, 2008.
MATA-PEREIRA, J.; O raciocínio matemático em alunos do 9.º ano no estudo dos números reais e inequações. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.
MATA-PEREIRA, J., PONTE, J. P. Enhancing students’ mathematical reasoning in the classroom: teacher actions facilitating generalization and justification. Educational Studies in Mathematics, n. 2, v. 96, p. 169-186, out. 2017.
MATA-PEREIRA, J.; PONTE, J. P. Raciocínio matemático em conjuntos numéricos: uma investigação no 3.º ciclo. Quadrante, v. XXI, n. 2, p. 81-110, 2012.
MATA-PEREIRA, J. PONTE, J. P. Promover o Raciocínio Matemático dos Alunos: uma investigação baseada em design. Bolema, v. 32, n. 62, 2018.
MORAIS, C.; SERRAZINA, L.; PONTE, J. P. Mathematical Reasoning Fostered by (Fostered) Transformations of Rational Number Representations. Acta Scientiae, Canoas (RS), v. 20, n. 4, p. 552-570, 2018.
NCTM. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2007.
OLIVEIRA, P. A investigação do professor, do matemático e do aluno: uma discussão epistemológica. (Dissertação de Mestrado), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2002.
OLIVEIRA, P. O raciocínio matemático à luz de uma epistemologia. Educação e Matemática, 100, p. 3-9, 2008.
PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005. ,p. 11-34,
PONTE, J. P. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, J. P. (org). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2005.
PONTE, J. P. Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem. Únion: Revista Iberoamericana de Investigación Matemática, n. 21, p. 13-30, 2010.
PONTE, J. P., MATA-PEREIRA, J.; QUARESMA, M. Ações do professor na condução de discussões matemáticas. Quadrante, n. 22, v. 2, p. 55-81, 2013.
PONTE, J. P.; MATA-PEREIRA, J.; HENRIQUES, A. O raciocínio matemático nos alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior. Práxis Educativa, v. 7, n. 2, p. 355-377, 2012.
STEEN, L. Twenty questions about mathematical reasoning. In Leo Stiff (Ed.), Developing Mathematical Reasoning in Grades K-12. Reston, Va: National Council of Teachers of Mathematics. 1999. p. 270–285,
STYLIANIDES, G. Reasoning-and-proving in school mathematics textbooks. Mathematical Thinkingand Learning, v. 11, n.4, p. 258-288, 2009.
TREVISAN, A. L.; RIBEIRO, A. J.; PONTE, J. P. Professional Learning Opportunities Regarding the Concept of Function in a Practice-based Teacher Education Program. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 15, p. 1-14, 2020.
WOOD, T. Creating classroom interactions for mathematical reasoning: beyond “natural teaching”. In: ABRANTES, P.; PORFÍRIO, J.; BAÍA, M. (Org.). The interactions in the mathematics classroom: proceedings of the CIEAEM 49. Setúbal: Escola Superior de Educação, 1997. p. 34-43.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY