Raciocínio matemático apoiado por tarefas exploratórias e ações de professores

Autores

  • Eliane Araman Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • André Luis Trevisan
  • Bruna Angelis de Paula

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82926

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de característica qualitativa e interpretativa e tem como tema as Tarefas Exploratórias e o Raciocínio Matemático. O objetivo foi analisar os processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio, ao resolverem uma tarefa matemática de caráter exploratório, e ações da professora diante desta tarefa. Para isso, realizamos uma discussão teórica a respeito do raciocínio matemático e dos processos relacionados a ele, sobre ações de professores que apoiam o raciocínio matemático e sobre tarefas de natureza exploratória, tendo como embasamento estudos realizados por diversos autores. Os dados que compõe o corpus de análise dessa pesquisa foram coletados por registros de áudio e vídeo, durante a realização da tarefa exploratória na respectiva turma. Os resultados apontam que as ações da professora contribuem para os processos de identificação de padrões, formulação de conjecturas, justificação e generalização, evidenciando o potencial que as ações docentes podem ter no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.

Biografia do Autor

Eliane Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cornélio Procópio/PR, e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

André Luis Trevisan

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina/PR, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, e do Doutorado em Ensino e Tecnologia.

Bruna Angelis de Paula

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cornélio Procópio/PR.

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Publicado

2022-05-16

Edição

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Artigos