A febre amarela nos livros didáticos de biologia: análise de textos e imagens nas coleções aprovadas pelo PNLD 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e83002

Palavras-chave:

Imagens, Livro de biologia, Valor didático, Carga cognitiva, Determinantes sociais da saúde

Resumo

A ressurgência da febre amarela em vários estados brasileiros, a partir de 2017, demandou a investigação da qualidade das informações sobre a enfermidade nos textos e imagens de livros didáticos de biologia do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018. As imagens foram analisadas quanto ao valor didático, segundo a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e os textos de acordo com a pertinência de informações sobre os Determinantes Sociais da Saúde e coerência com os Guias de Doenças Infecciosas e Parasitárias e de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. Apenas 9/26 imagens analisadas apresentaram valor didático. As informações nos textos sobre a doença eram fragmentadas, reducionistas e descontextualizadas, desconsiderando as implicações das condições socioeconômica, cultural, histórica e política, e as responsabilidades de todos no processo saúde-doença. Esses dados apontam a necessidade de atualização dos textos e melhoria da qualidade das imagens referentes a febre amarela nos livros didáticos.

Biografia do Autor

Renata Felix de Oliveira Ferreira, Instituto Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Bacharelado em Medicina Veterinária pela Universidade Estácio de Sá (2003). Licenciatura em Ciências biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (2011). Atualização em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz / FIOCRUZ (2021).

Felipe do Espirito Santo Silva-Pires, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida / UVA (2001). Especialização em Imunologia de acordo com a Resolução CFBio Nº 017, de 22 de outubro de 1993, do Conselho Regional de Biologia 2a Região / CRBio-02 (2007). Extensão universitária em Mídias na Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / UFRRJ (2010). Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz / FIOCRUZ (2014). Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz / FIOCRUZ (2019). Docente I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), desde 2007.

Tainá de Oliveira Flor, Instituto Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Licenciatura em Ciências biológicas pela Universidade Do Grande Rio - UNIGRANRIO (2018). Especialização em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2019). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz / Fiocruz (início em 2020).

Valéria da Silva Trajano, Instituto Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1990). Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (1998). Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz (2008). Docente I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), desde 1998. Técnica em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, desde 1987, lotada no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Coordenadora do curso de Pós-graduação Lato sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde, desde 2010. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde, no Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Coordenadora do Núcleo em Ensino, Ciências, Espiritualidade e Saúde. Atua nas linhas de pesquisa: Ensino formal e não formal em Biociências e Saúde, Ciência e Arte, Espiritualidade, Religiosidade e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Referências

ALVES, M. M. S.; RODRIGUES, B. M.; SANTOS, J. E. B. A educação em saúde presente nos livros didáticos de ciências: uma abordagem sobre a promoção da saúde nos anos finais do ensino fundamental. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 11., 2018, Aracaju, SE. Anais... Aracaju, 2018.

AMORIM, R. M.; SILVA, C. G. O uso das imagens no ensino de história: reflexão sobre o uso e a interpretação das imagens dos povos indígenas. História & Ensino, Londrina, v. 22, n. 2, p. 165-187, 2016.

ASSIS, S.; PIMENTA, D.; SCHALL, V. A Dengue nos Livros Didáticos de Ciências e Biologia Indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Ciência e Educação, v. 19, n. 3, p. 633-656, 2013.

AZEVEDO, J. B. Análise do ciclo biológico do Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) exposto a cenários de mudanças climáticas previstas pelo IPCC (Intergovernmental Panelon Climate Change). Dissertação de Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) – Instituto Nacional de Pesquisa Amazônica (INPA), Manaus, 2015.

BADDELEY, A. D. Human memory. Boston: Allyn & Bacon, 1999.

BADDELEY, A. D. The episodic buffer: a new componente of working memory? Trends in Cognitive Sciences, Missouri, v. 4, p. 417-423, 2000.

BADDELEY, A. D. Working memory. Oxford: Oxford University Press, 1986.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIZZO, N.; MONTEIRO, P. H. N.; LUCAS, M. B.; BIANCO, A. A. G. Corrected science textbooks and snakebite casualties in Brazil: 1993-2007. Science Education International, UK, v. 23, n. 3, p. 286-298, 2012.

BRAGA, I. A.; VALLE, D. Aedes aegypti: histórico do controle no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 16, n. 2, p. 113-118, 2007.

BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

BRASIL. Doenças infecciosas e parasitárias. 8. ed. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, 2010.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2016: Ciências: ensino fundamental anos iniciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2015. 206p.

BRASIL. Guia de vigilância em saúde: volume único. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, 2019.

BRASIL. Monitoramento do Período Sazonal da Febre Amarela: Brasil – 2018/2019. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

BRUZZO, C. Biologia: educação e imagens. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 25, n. 89, p. 1359-1378, 2004.

CASTRO, M. H. G. Brazil: the role of states and municipalities in the implementation of education policies. In: SCHWARTZMAN, S. (Org.). Education in South America. London: Bloomsbury Publishing Plc, 2015.

CLEMES, G.; GABRIEL FILHO, H. J.; COSTA, S. Vídeo-aula como estratégia de ensino em física. Revista Técnico Científica (IFSC), Santa Catarina, v. 3, n. 1, p. 422-431, 2012.

COELHO, T. S. A imagem e o ensino de história em tempos visuais. Revista Percursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 188-199, 2012.

COLOMBANI, F.; MARTINS, R. A. O movimento higienista como política pública: aspectos históricos e atuais da medicalização escolar no Brasil. RPGE–Revista on line de Política e Gestão Educacional, v.21, n.1, p.278-295, 2017.

COUTINHO, F. A.; SOARES, A. G.; BRAGA, S. A. M.; CHAVES, A. C. L.; COSTA, F. J. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 3, 2010.

FERREIRA, R. F. O.; SILVA-PIRES, F. E. S.; CARVALHO, A. C. C.; TRAJANO, V. S. A febre amarela e seus determinantes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PLND 2018. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 5., 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais...Foz do Iguaçu, 2018.

FIGUEIREDO, L. T.; FONSECA, B. A. Febre amarela. In: VERONESI, R.; FOCACCIA R. (Org.) Tratado de Infectologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2017.

FIOCRUZ. Morte de macacos prejudica prevenção e controle da febre amarela. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/morte-de-macacos-prejudica-prevencao-e-controle-da-febre-amarela. Último acesso em: 29 nov. 2021.

MAYER, R. E. Introduction to multimídia learning. In: MAYER, R. E. (Org.). The Cambridge handbook of multimídia learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

MOTA, L. G.; BELTRÁN, L. M.; AFONSO, F. L.; RODRIGUES, O. M. M.; OLIVEIRA, D. D. G.; MARTINS, J. R. L.; ANJOS, M. O. T. A importância da comunicação visual na transmissão e consolidação dos conhecimentos de aluno de EAD na área da saúde: uso aplicado na elaboração de exercícios de fixação de conteúdo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA, 22., 2016, Águas de Lindóia, SP. Anais... São Paulo, 2016.

MUCCI, L. F.; MEDEIROS-SOUSA, A. R.; CERETTI-JÚNIOR, W.; FERNANDES, A.; CAMARGO, A. A.; EVANGELISTA, E.; CHRISTE, R. O.; MONTES, J.; TEIXEIRA, R. S.; MARRELLI, M. T. Haemagogus leucocelaenusand other mosquitões potentially associated with sylvatic yellow fever in Cantareira State Park in the São Paulo metropolitan area, Brazil. Journal of the American Mosquito Control Association, v. 32, n. 4, 2016.

NASCIMENTO, M. S.; PRATA, R. V. Doenças negligenciadas dos livros didáticos de ciências: uma análise a partir das abordagens de saúde. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 1-12, 2015.

OLIVEIRA, B. V.; VIANA, G. M. Perspectivas em Educação em Saúde: um estudo de concepções em um livro didático de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis, 2017.

OLIVEIRA, M. M.; SOUZA, S. M. R. O caráter multidisciplinar da comunicação visual em hospitais. Comunicação e Inovação, São Caetano do Sul, v. 15, n. 29, p. 159-170, 2014.

PAIVIO, A. Mental Representations. New York: Oxford University Press, 1986.

PIVETTA, M. A ameaça da febre amarela. Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 253, p. 60-63, 2017.

REY, L. Bases da parasitologia médica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

ROSSI, M. H. W. Leitura visual e educação estética de crianças. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 213-229, 2015.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SILVA, C. C. S. C.; TEIXEIRA, C. M. S. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente a pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.6, n. 9, p. 70070-70079, 2020.

SILVA-PIRES, F. E. S.; BONATTO, M. P. O.; MELLO, M. L. B. C.; TRAJANO, V. S.; ARAÚJO-JORGE, T. C. As doenças negligenciadas e os determinantes sociais da saúde no contexto da investigação em ensino. RECC, Canoas, v. 22, n. 1, p. 51-59, 2017.

SILVA-PIRES, F. E. S.; CARVALHO, A. C. C.; VASCONCELLOS-SILVA, P. R.; TRAJANO, V. S. Imagens artísticas nos livros didáticos e seu potencial transdisciplinar no ensino. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 79-105, 2018.

SOUSA, R. M.; BARRIO, J. B. M. A célula em imagens: uma análise dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2015. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis, 2017.

SOUZA, L. H. P.; REGO, S. C. R. Imagens em livros didáticos de ciências e as orientações do Programa nacional do livro didático. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 2, n. 3, p. 5-15, 2018.

VALIENGO, A.; LIMA, E. A.; SAMPAIO, M. Literatura e educação estética na educação infantil: reflexos sobre propostas de um livro didático. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 11, p.1-19, 2020.

WHITE, K. Approcaches to health and health care. In: TAYLOR, S.; FIELD, D. (Org.). Sociology of health and healthcare. 4. ed. New Jersey: Blackwell Publishing, 2007.

WHO. Investing to overcome the global impact of neglected tropical diseases: third who report on neglected tropical diseases. Geneva: WHO, 2015.

WHO. Social determinants of health. Disponível em: https://www.who.int/social_determinants/sdh_definition/en/. Último acesso em: 09 jun. 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

Artigos