Os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos anos finais do ensino fundamental em relação aos quadriláteros notáveis

Autores

  • André Pereira da Costa Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e84315

Palavras-chave:

Geometria, Pensamento geométrico, Quadriláteros

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos anos finais do ensino fundamental em relação ao conceito de quadriláteros notáveis. Participaram, deste estudo, 297 estudantes de uma escola do município de Recife, Pernambuco. Cada participante respondeu um teste formado por cinco problemas. Neste artigo, foi apresentada a análise relativa ao primeiro problema. Os resultados obtidos sinalizaram que o ambiente escolar interfere no desenvolvimento do pensamento geométrico, todavia, não de forma significativa. Isso foi percebido ao longo da escolarização, por exemplo, com relação ao nível n, no qual a frequência relativa varia muito pouco, começando com 98,5% no 6º ano, passando para 86,8% no 7º ano, atingindo 67,4% no 8º ano e chegando a 55,4% no 9º ano. Apesar dessa expressiva redução, julgamos que ela não foi significativa, pois a maioria dos discentes do 9º ano ainda atuava no nível n.

Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Possui Graduação em Tecnologia em Automação Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), licenciatura em Ciências - Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), especialização em Educação Matemática e em Engenharia de Segurança do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Internacional do Deita (FID), mestrado e doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor e pesquisador da área de Educação Matemática na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), atuando no Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET), Câmpus Reitor Edgard Santos, Barreiras-BA.

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Publicado

2022-11-29

Edição

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Artigos