Recovery: O desvelar da práxis e a construção de propostas para aplicação no contexto da Reforma Psiquiátrica no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo traz uma introdução à abordagem Recovery considerando sua filosofia e formas de aplicação atual. A utilização desta abordagem desafia princípios tradicionais aplicados ao cuidado de pessoas com transtornos psíquicos, inclusive os considerados de alta gravidade como as psicoses alucinatórias crônicas. São também analisadas as possibilidades de utilização da abordagem em outros contextos sociais, tomando como base a teoria dos cinco R´s de Michael Rowe.
Detalhes do artigo
Como Citar
OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Recovery: O desvelar da práxis e a construção de propostas para aplicação no contexto da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 321–330, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i21.69553. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69553. Acesso em: 14 abr. 2025.
Seção
Artigos originais
A publicação é de Acesso Aberto (Open Access) e enquadrada em um modelo de licença Creative Commons – atribuição CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original.