TDAH em crianças e adolescentes: estudo com professores em uma escola pública do sul do Brasil

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Fernanda Martinhago
http://orcid.org/0000-0002-2929-7739
Sandra Caponi

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as estratégias dos professores para a identificação e intervenção mediante comportamentos que indicam o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes de uma escola pública do sul do Brasil. Participaram da pesquisa 15 profissionais da escola, incluindo o diretor, uma coordenadora pedagógica e 13 professores. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, grupo focal e aplicação de questionários com questões abertas. Considera-se que a escola se constitui como uma engrenagem fundamental para a existência do TDAH, pois é dali que vêm as queixas escolares, professores reclamando dos seus alunos, que são crianças inquietas, não prestam atenção nas aulas, que agem impulsivamente e consequentemente não aprendem. Estes aspectos que compõem o ambiente escolar se configuram como fonte para a consolidação do TDAH, que se constitui como um transtorno médico, uma vez que há uma medicação que modifica este comportamento. Neste sentido, não se pode desconsiderar a busca dos pais e dos professores por uma “solução” imediata dos problemas cotidianos.

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Como Citar
MARTINHAGO, .; CAPONI, . TDAH em crianças e adolescentes: estudo com professores em uma escola pública do sul do Brasil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 11, n. 30, p. 78–98, 2019. DOI: 10.5007/cbsm.v11i30.69727. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69727. Acesso em: 27 jan. 2023.
Seção
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Biografia do Autor

Fernanda Martinhago, Universidade Federal de Santa Catarina Universitat Rovira i Virgili

Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina. (Brasil) - Bolsista CAPES-PNPD. Doutora em Antropología y Comunicación pela Universitat Rovira i Virgili (Espanha). Doutora em Ciências Humanas pela UFSC. Mestre em Saúde Coletiva pela UFSC. Psicóloga.

Sandra Caponi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular do Departamento de Sociologia e Ciência Politica da da Universidade Federal de Santa Catarina e professora permanente do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.  Doutora em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Filósofa.