TDAH em crianças e adolescentes: estudo com professores em uma escola pública do sul do Brasil
Main Article Content
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar as estratégias dos professores para a identificação e intervenção mediante comportamentos que indicam o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes de uma escola pública do sul do Brasil. Participaram da pesquisa 15 profissionais da escola, incluindo o diretor, uma coordenadora pedagógica e 13 professores. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, grupo focal e aplicação de questionários com questões abertas. Considera-se que a escola se constitui como uma engrenagem fundamental para a existência do TDAH, pois é dali que vêm as queixas escolares, professores reclamando dos seus alunos, que são crianças inquietas, não prestam atenção nas aulas, que agem impulsivamente e consequentemente não aprendem. Estes aspectos que compõem o ambiente escolar se configuram como fonte para a consolidação do TDAH, que se constitui como um transtorno médico, uma vez que há uma medicação que modifica este comportamento. Neste sentido, não se pode desconsiderar a busca dos pais e dos professores por uma “solução” imediata dos problemas cotidianos.
Article Details
How to Cite
MARTINHAGO, Fernanda; CAPONI, Sandra. TDAH em crianças e adolescentes: estudo com professores em uma escola pública do sul do Brasil. Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 11, n. 30, p. 78–98, 2019. DOI: 10.5007/cbsm.v11i30.69727. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69727. Acesso em: 17 apr. 2025.
Section
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
As the article is approved for publication, authors must sign a copy of the manuscript to the Revista, whereby the author transfers all the copyright of the article to the Revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, and any reproduction, total or Partial, in any medium of publicity, printed or electronic, without the previous and necessary authorization being requested and, if obtained, will record the competent registration and thanks to the Journal - CBSM.