Escrita disciplinar: contribuições para o ensino de língua portuguesa na graduação

Autores

  • Elizabeth Maria da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p141

Resumo

Objetivamos neste artigo: (1) descrever uma proposta de ensino de escrita para cursos de graduação orientada pelos princípios teórico-metodológicos que norteiam a abordagem de Escrita nas Disciplinas e (2) identificar e analisar as percepções de graduandos sobre a implementação desse tipo de metodologia de ensino da escrita. Para isso, aplicamos um questionário com estudantes do Curso de Ciência da Computação que cursaram a disciplina Leitura e Produção de Textos (LPT), ofertada para diferentes cursos de graduação de uma universidade pública do interior paraibano. Os depoimentos desses alunos apontam para o reconhecimento de que é necessário ensinar na universidade a escrita acadêmica; de que esse ensino deve ser específico; de que um dos fatores que contribuem para o processo de apropriação dos textos acadêmicos é a prática de escrevê-los; e de que o aluno pode ser um agente da aprendizagem, indicando para o professor de LPT textos específicos da sua área.

Biografia do Autor

Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e atualmente está cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) . É professora nível assistente II da UFCG. Tem experiência na área de Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, desenvolvendo trabalhos principalmente sobre letramentos acadêmicos e escrita acadêmica. Tem orientado pesquisas de monografias de conclusão de curso de graduação e de especialização. Quanto à produção acadêmica, tem organizado livros, publicado capítulos e artigos científicos (em periódicos e em anais de eventos nacionais e internacionais).

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste, mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado e estágio pós-doutoral em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada IV do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente no ensino e na orientação de pesquisas sobre ensino de língua materna, formação de professor e análise de material didático. Participa do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino. É membro do conselho editorial da coleção Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE e do conselho editorial da revista Leia Escola do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e ensino da UFCG e da Revista Brasileira de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFMG. Tem publicado capítulos de livros, artigos em periódicos e em anais de eventos nacionais e internacionais.

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Publicado

2016-09-27

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Artigos