Práticas de escrita e argumentação em um evento científico para graduandos: um estudo fundamentado no conceito bakhtiniano de conclusibilidade do enunciado

Autores

  • Mariana Dutra de Carvalho Lopes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Carlos Henrique Silva de Castro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p29

Resumo

Este trabalho investiga a participação de estudantes de graduação enquanto autores e leitores de artigos em um evento científico online a fim de verificar se eles interagem entre si por meio de enunciados plenos. A base teórica da investigação sustenta-se no conceito bakhtiniano de enunciado pleno e tem na concepção do ensino de leitura e escrita com propósitos funcionais um apoio para melhor apreensão do contexto de aprendizagem em que a pesquisa se insere. O evento selecionado para coleta de dados ocorre em um blog, no âmbito de uma disciplina de leitura e produção de textos, e convida os estudantes a escreverem e publicarem seus artigos, comentarem outros três trabalhos e participarem do debate no espaço de seus artigos. Para conduzir este estudo de caso, de abordagem qualitativa, foram selecionados trinta comentários de estudantes, constituintes de dois posts de artigos. O resultado da análise dos enunciados sugere que os estudantes reconheceram uma situação de interlocução e mostraram-se engajados ao participarem da atividade, exercitando as habilidades de leitura, escrita e argumentação.

 

Biografia do Autor

Mariana Dutra de Carvalho Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), especialização em Designer Instrucional para Ensino a Distância Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2010) e mestrado em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2015). É técnico-administrativo em educação na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguagem e Tecnologia e em Leitura e Produção de Textos.

Carlos Henrique Silva de Castro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Carlos Henrique Silva de Castro é doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2010). É professor na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Interessa-se pelo estudo etnográfico de comunidades online, linguagem e tecnologia, formação de professores, educação do campo, leitura e produção de textos.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Artigos