Práticas de escrita e argumentação em um evento científico para graduandos: um estudo fundamentado no conceito bakhtiniano de conclusibilidade do enunciado
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p29Resumo
Este trabalho investiga a participação de estudantes de graduação enquanto autores e leitores de artigos em um evento científico online a fim de verificar se eles interagem entre si por meio de enunciados plenos. A base teórica da investigação sustenta-se no conceito bakhtiniano de enunciado pleno e tem na concepção do ensino de leitura e escrita com propósitos funcionais um apoio para melhor apreensão do contexto de aprendizagem em que a pesquisa se insere. O evento selecionado para coleta de dados ocorre em um blog, no âmbito de uma disciplina de leitura e produção de textos, e convida os estudantes a escreverem e publicarem seus artigos, comentarem outros três trabalhos e participarem do debate no espaço de seus artigos. Para conduzir este estudo de caso, de abordagem qualitativa, foram selecionados trinta comentários de estudantes, constituintes de dois posts de artigos. O resultado da análise dos enunciados sugere que os estudantes reconheceram uma situação de interlocução e mostraram-se engajados ao participarem da atividade, exercitando as habilidades de leitura, escrita e argumentação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.