“Falando corretamente”: concepções de linguagem problematizadas em aulas de inglês de um curso de licenciatura no Brasil

Autores

  • Rosane Rocha Pessoa Universidade Federal de Goiás
  • Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli Universidade Federal de Mato Grosso
  • Viviane Pires Viana Silvestre Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n3p81

Palavras-chave:

Educação lingüística, Ensino de inglês, Concepções linguísticas, Curso de formação de professores de graduação

Resumo


Esta pesquisa qualitativa foi realizada em uma classe de Inglês Oral Practice 2 em um curso de graduação de professores de inglês no Brasil. Baseado na concepção da linguagem como prática, o primeiro autor deste artigo desenvolveu uma pedagogia problematizadora com foco na raça / racismo e na linguagem como espaço de poder. Recorrendo a atividades de classe (uma questão de teste escrito, teste oral e uma sessão de feedback) e o diário do professor, analisamos as contas dos alunos sobre o curso e os significados que eles aprenderam sobre linguagem. Suas contas indicam que, ao avaliar o curso, a maioria deles destacou a relevância do conteúdo, mostrando que eles começaram a conceitualizar o idioma além da forma. Eles não estão usando o idioma, mas tornando-o.

Biografia do Autor

Rosane Rocha Pessoa, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística

Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli, Universidade Federal de Mato Grosso


Faculdade de Letras - Câmpus de Rondonópolis

Viviane Pires Viana Silvestre, Universidade Estadual de Goiás

Curso de Letras - Câmpus Anápolis de CSEH

Referências

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Publicado

2018-09-03

Edição

Seção

Artigos