Tarefas críticas em ação: o papel do professor na implementação de tarefas projetadas sob uma perspectiva crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p109

Resumo

Com base na premissa de que o ensino é um ato político e, portanto, é necessário envolver mais estudantes de línguas no processo de desenvolvimento tanto linguístico quanto crítico (Crookes, 2013), este estudo tem como objetivo investigar o papel do professor durante a implementação do um ciclo de tarefas desenhadas a partir das perspectivas da Abordagem Baseada em Tarefas (Ellis, 2003) e da Pedagogia Crítica (Freire, 1996). Segundo Breen (2009), uma tarefa pode ser entendida como um plano de trabalho que é modificado e reinterpretado durante sua implementação. Samuda (2009) argumenta que um dos papéis centrais do professor no ensino de idiomas baseado em tarefas é orientar os alunos no processamento da linguagem, de modo a atender ao desenvolvimento linguístico. Nesse sentido, é importante investigar a tarefa como um processo, ou seja, as estratégias adotadas pelo professor na implementação da tarefa como um plano de trabalho. Para tanto, este estudo se concentra nos diários reflexivos do professor-pesquisador, nos quais ele descreve e reflete sobre a implementação de um ciclo crítico de tarefas destinadas a um grupo de estudantes do ensino médio no contexto brasileiro. A partir da análise temática dos diários, foi possível identificar o tema 'estratégias', o que demonstra as decisões tomadas pelo professor-pesquisador durante a implementação, de modo a: a) garantir que o objetivo crítico da tarefa seja atingido; b) orientar a atenção dos alunos para um tópico específico (como foco no formulário ou no tópico crítico em questão); c) superar dificuldades técnicas e materiais; e d) facilitar o processo de aprendizado dos alunos. A complexidade envolvida no processo de implementação de tarefas projetadas de uma perspectiva crítica sugere a necessidade de os professores desenvolverem suas habilidades reflexivas críticas para poder tomar decisões que serão adequadas para cada contexto educacional específico.
     

Biografia do Autor

Leonardo da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina / Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Doutor em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários

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Publicado

2020-01-31