Representações do aprender línguas em narrativas visuais: o que mostram as imagens de sites de escolas de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p129

Resumo

Este artigo trata do discurso sobre aprender línguas construído e veiculado por imagens em sites de escolas particulares especializadas em ensino de idiomas estrangeiros,  evidenciando as representações construídas por esses estabelecimentos para a sociedade em geral. Argumenta-se a favor da consideração de imagens nos estudos da linguagem, e são adotadas, como referencial teórico, a visão sociossemiótica de linguagem, a Gramática do Design Visual e as ideias de representação social. A análise do corpus evidencia a representação de uma aprendizagem em condições ideais de conforto, homogeneidade, com recursos diversos, o aluno agente de processos relacionados à recepção linguística. Conclui-se que as narrativas visuais referendam a ideia comumente veiculada na sociedade de que o ensino de idiomas ideal acontece nos cursos de línguas e não na escola regular, reservado a poucas pessoas.

Biografia do Autor

Renato Caixeta da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Professor titular Inglês do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG; professor da Educação Profissional, da graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) do CEFET-MG.

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Publicado

2020-01-31