O desenvolvimento da habilidade oral através do uso de tecnologias digitais: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p153Resumo
O presente artigo consiste em uma revisão sistemática da literatura, descritiva-interpretativa, cujo objetivos são (1) apresentar quais abordagens de ensino-aprendizagem são mais utilizadas no desenvolvimento da habilidade oral através de tecnologias digitais; (2) investigar quais ferramentas são mais utilizadas para o desenvolvimento da habilidade oral em ambiente digital; (3) quais aspectos da oralidade estão sendo mais estudados e (4) que possibilidades e restrições são indicadas. Foram analisados 56 trabalhos, entre artigos, dissertações e teses coletados de três bases de dados. As implicações deste trabalho se dão também ao apontar as lacunas de pesquisa na área, tais como a ausência de estudos sobre perspectivas críticas no trabalho com tecnologia e oralidade e a não existência de pesquisas que tratem de como se trabalha a questão da oralidade via TIC na formação inicial e continuada de professores de LE.
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