Pesquisas experimentais para entender a complexidade do ensino e da aprendizagem de inglês como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p19

Resumo

Narrativas aninham redes complexas de experiências, típicas de sistemas dinâmicos. Desembaraçá-los revela sua natureza, ampliando e aprofundando a compreensão de processos complexos de ensino e aprendizagem de idiomas. Neste artigo, apresentamos mais de 20 anos de pesquisas realizadas no Brasil, com foco em experiências de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Revendo a motivação que levou o autor 1 ao surgimento da pesquisa experimental, discutimos a experiência como um construto e unidade de análise e sua natureza complexa; compartilhar representações visuais da complexidade das experiências de ensino e aprendizagem com trechos ilustrativos de dados; e, finalmente, apresentar os quadros de referência experientes de professores e alunos para pesquisa. Para concluir, defendemos a pesquisa experimental como uma abordagem bem-sucedida para investigar o ensino e a aprendizagem de idiomas, esperando que outros pesquisadores possam achar útil.
     

Biografia do Autor

Raquel Bambirra, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Departamento de Linguagem e Tecnologia

Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

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Publicado

2020-01-31