Dion Boucicault: Showman e Shaughraun

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n2p137

Resumo

As três peças irlandesas de Dion Boucicault – The Colleen Bawn (1860), Arrah-na-Pogue (1864) e The Shaughraun (1874) – embora não sejam criticamente significativas, devem sua popularidade perene ao apelo ao nacionalismo romântico irlandês e aos seus personagens memoráveis. Enquanto o personagem de Boucicault, Myles Murphy ou Myles na gCaleen (Myles of the Ponies), um exemplo de seu herói irlandês nativo, foi o primeiro de uma série de heróis desonestos que John Millington Synge desenvolveu em seu personagem Christy Mahon,  Boucicault também deve o personagem Myles a heróis nativos americanos como Sam Patch, Davy Crockett e Mose the Bowery B'hoy. Embora as peças  não sejam um grande drama, elas são um bom teatro, e um teatro nacional menos autoconsciente encontrou espaço para Boucicault e Synge.

Referências

Boucicault, Dion. The Art of Acting. New York: Columbia University Press, 1926.

urnett, J.G. Blanche of Brandywine. An American Spectacle. New York: T.H. French, 1858.

Fay. Frank. Toward a National Theatre. Ed. Robert Hogan. Dublin: The Dolmen Press, 1970.

Hogan, Robert. Dion Boucicault. New York: Twayne Publishing, 1969.

Krause, David. The Dolmen Boucicault. Dublin: The Dolmen Press, 1964.

Meer, Sarah. “Boucicault’s Misdirections: Race, Transatlantic Theatre and Social Position in The Octoroon,” Atlantic Studies. Global Currents. 6, 1, 2009, 81-95.

Robinson, Lennox. Ireland’s Abbey Theatre. A History 1899-1951. Port Washington: Kennikat Press, 1968.

Walsh, Townsend, The Career of Dion Boucicault. New York: Benjamin Blom, 1967.

Publicado

2020-05-25