A escrita de artigo acadêmico na universidade: autoria x plágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p77

Resumo

Diante da cobrança de produzir textos específicos do discurso acadêmico na universidade, muitos graduandos acabam realizando a prática do plágio. Observaremos neste trabalho a presença do plágio versus as marcas de autoria na introdução de artigos acadêmicos produzidos por graduandos iniciantes, em um Curso de Licenciatura. Para tanto, destacamos a questão do plágio e da autoria, notadamente a partir dos estudos enunciativos bakhtinianos e, em seguida, apresentamos a base teórica dos Letramentos – com foco corrente dos Novos Estudos dos Letramentos - e da Sociorretórica. A análise dos dados evidenciou  e ratificou a escrita acadêmica como uma atividade complexa, dada a prática do plágio constatada nas produções analisadas. A falta de domínio da escrita acadêmica aliada à exigência de uma escrita situada e com marcas de autoria concorrem para que ocorra a prática do plágio.

Biografia do Autor

Maria Fátima Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Unidade Acadêmica de Educação(UAEd/UFCG).Também atua como professora no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (POSLE-UFCG) e desenvolve pesquisas voltadas para diversos temas no âmbito da Linguística Aplicada: leitura, escrita, gêneros textuais e letramento acadêmico.

Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de Moura, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande -- UFCG (2015); Especialista em Princípios Organizacionais da Língua e Funcionamento Textual-Discursivo pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2014); Graduada em Letras - Língua Portuguesa - pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2011). Tem desenvolvido estudos vinculados à Linguística Aplicada com ênfase no tema de escrita, especificamente a escrita de gêneros acadêmicos na perspectiva da Sociorretórica e dos Novos Estudos dos Letramentos; ensino de Português como língua materna e formação de professores de Português.

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2016-09-27

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Artigos