A escrita de artigo acadêmico na universidade: autoria x plágio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p77Resumo
Diante da cobrança de produzir textos específicos do discurso acadêmico na universidade, muitos graduandos acabam realizando a prática do plágio. Observaremos neste trabalho a presença do plágio versus as marcas de autoria na introdução de artigos acadêmicos produzidos por graduandos iniciantes, em um Curso de Licenciatura. Para tanto, destacamos a questão do plágio e da autoria, notadamente a partir dos estudos enunciativos bakhtinianos e, em seguida, apresentamos a base teórica dos Letramentos – com foco corrente dos Novos Estudos dos Letramentos - e da Sociorretórica. A análise dos dados evidenciou e ratificou a escrita acadêmica como uma atividade complexa, dada a prática do plágio constatada nas produções analisadas. A falta de domínio da escrita acadêmica aliada à exigência de uma escrita situada e com marcas de autoria concorrem para que ocorra a prática do plágio.
Referências
ALVES, GUIOVANE. A evasão escolar na EJA: Uma realidade da escola estadual Maria Merian dos Santos Cordeiro Fernandes. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3302393 acesso em 23 de setembro de 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979]
BEZERRA, Benedito. Gomes. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, v. 9, n. 4, p. 247-258, out/dez. 2012.
BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUZA, C. S. T. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos. In: ______ (Org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 17-32. (Leitura, Escrita e Oralidade).
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 2012.
COSTA, Adriano Ribeiro. Mecanismos Enunciativos: Análise Das Vozes E Modalizações Em Artigos Científicos. Rios Eletrônica - Revista Científica da FASETE, ano 6, n. 6. Dezembro de 2012.
DELCAMBRE, Isabelle. Formas diversas de articulação entre o discurso de outrem e o discurso próprio: análises de comentários de textos teóricos. In: Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Fanny Rinck, Françoise Boch, JUliana Alves Assis, (Org.). - Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. (Série Ideias Sobre Linguagem).
FIGUEIREDO, Débora de C.; BONINI, Adair. Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 413-446, set./dez. 2006.
FONSECA, Randal. Expropriação de propriedade intelectual. Disponível em: <http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=newsletter&id=3>. Acesso em: 13 mai. 2015.
LEA, Mary R.; STREET Brian V. Student whiting in higtereducation: an academic literacies approach. Studies in hight education. v.23, n. 2, p 157-172, jun. 1998.
MACHADO, Anna Rachel (coord.). Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. vol. 3. (Coleção Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos).
MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Belo Horizonte, Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 10, n. 2, 2010. p. 363-386
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
__________. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA [online]. v. 24, n.2, p. 341-383, 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502008000200007>. Acesso em: 26 de junho de 2014.
OLIVEIRA, Elaine Feitoza. Letramento acadêmico: concepções divergentes sobre o gênero resenha crítica. 2010. 270f. Dissertação de Mestrado. Campinas. - Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Campinas, São Paulo. 2010. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000785488> Acesso em: 30 mar. 2014.
SANTOS, Eliete Correia dos. Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do projeto SESA. 2013. 418f. Tese de doutorado (Doutorado em Linguística). – Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, Paraíba. 2013.
santos 2013, oliveira 2010, marinho 2010, machado 2004, silva 2012, 2014
SILVA, Elizabeth Maria da (Org.). Professora, como é que se faz?. Campina Grande: Bagagem, 2012.
_____. Os mistérios que envolvem a escrita acadêmica. In: IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia. Anais do IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 2014. v. 3. p. 1-9;
SILVA, Obdália Santana Ferraz. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação. V. 13, nº 38, maio/ago 2008.
SOBRAL, Adail. Autoria e estilo. In: Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado das Letras, 2009. Série Ideias sobre linguagem, p. 61-71.
SOBRAL, Adail. Autoria e estilo. In: Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado das Letras, 2009. Série Ideias sobre linguagem, p. 61-71.
SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and researching setting. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
_____. Sobre modelos de análise do discurso. In: Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUZA, C. S. T. (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TOURINHO, Cleber. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do ensino superior: “deficiência” ou simples falta de hábito Revista Lugares de Educação, Bananeiras/PB, v. 1, n. 2, p. 325-346, jul.-dez. 2011 ISSN 2237-1451. Disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.