O papel da familiaridade dos falantes de inglês L1 com o inglês com sotaque brasileiro (L2) na inteligibilidade dos alunos brasileiros de inglês (L2): uma discussão sobre inteligibilidade na perspectiva de sistemas dinâmicos complexos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p339Resumo
O objetivo deste estudo é investigar o efeito da familiaridade com o inglês com sotaque brasileiro (L2) na inteligibilidade de amostras de fala quando julgadas por ouvintes nativos de inglês. Amostras de fala foram coletadas de cinco indivíduos portugueses nativos do sul do Brasil, com um nível pré-intermediário de proficiência em inglês. Após uma conta Complex Dynamic Systems (De Bot et al., 2007), este é um estudo longitudinal no qual um grupo de quatro ouvintes britânicos participou de tarefas semanais de transcrição de inteligibilidade, administradas ao longo de cinco semanas. Esse grupo era formado por indivíduos que haviam chegado recentemente ao Brasil. Os resultados sugerem que a familiaridade com L1 e L2 acentuado de um interlocutor afeta a inteligibilidade do que é ouvido. Da perspectiva de sistemas dinâmicos complexos, argumentamos que há uma alteração na percepção de um ouvinte de seu próprio sistema de linguagem devido à exposição a ele como um L2.Referências
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