Individual classroom experiences: a sociocultural comparison for understanding efl classroom language learning
Resumo
Este trabalho compara as experiências de sala de aula (ESA) de duas universitárias na aprendizagem de língua inglesa. As ESA emergiram de entrevistas individuais, onde vídeos das aulas promoveram a reflexão. A análise revelou que experiências de natureza cognitiva, social ou afetiva influem diretamente no processo de aprendizagem e as que se referem ao contexto, à história, crenças e metas dos alunos influem indiretamente no mesmo. A singularidade de algumas experiências levou à sua categorização como ESA individuais (ESAI). Ao comparar as ESAI de duas informantes, a importância da análise sociocultural do processo de aprendizagem de sala de aula fica evidente. Concluiremos com uma defesa do valor da teoria sociocultural no estudo da aprendizagem de língua estrangeira em sala de aula e com a apresentação das implicações deste estudo para pesquisadores e professores.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Laura Miccoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.