Individual classroom experiences: a sociocultural comparison for understanding efl classroom language learning

Autores

  • Laura Miccoli Universidade Federal de Minas Gerais.

Resumo

Este trabalho compara as experiências de sala de aula (ESA) de duas universitárias na aprendizagem de língua inglesa. As ESA emergiram de entrevistas individuais, onde vídeos das aulas promoveram a reflexão. A análise revelou que experiências de natureza cognitiva, social ou afetiva influem diretamente no processo de aprendizagem e as que se referem ao contexto, à história, crenças e metas dos alunos influem indiretamente no mesmo. A singularidade de algumas experiências levou à sua categorização como ESA individuais (ESAI). Ao comparar as ESAI de duas informantes, a importância da análise sociocultural do processo de aprendizagem de sala de aula fica evidente. Concluiremos com uma defesa do valor da teoria sociocultural no estudo da aprendizagem de língua estrangeira em sala de aula e com a apresentação das implicações deste estudo para pesquisadores e professores.

Biografia do Autor

Laura Miccoli, Universidade Federal de Minas Gerais.

possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980) , mestrado em Teaching English As a Foreign Language pela University Of California Los Angeles (1984) , doutorado em Educação pela University of Toronto (1996) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) . Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, Consultor do Colégio Santo Agostinho, Membro de corpo editorial da Revista Desempenho, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Lingüística Aplicada e Membro de corpo editorial da Linguagem & Ensino (UCPel). Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem, Língua estrangeira, Sala de aula, Experiência, Visão e Alunos

Mais informações:Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos