The role of e-mail in the acquisition of english

Autores

  • Vera lúcia Menezes de Oliveira e Paiva Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo examina o papel do correio eletrônico, ou e-mail, na aquisição de inglês como língua estrangeira à luz de teorias de aquisição de segunda língua. Serão apresentadas sugestões para se integrar, adequadamente, o uso do correio eletrônico em sala de aula e ainda algumas ferramentas, tais como lista de discussão e fórum. Além disso, o trabalho faz uma revisão de alguns projetos internacionais que utilizam o e-mail e que estão disponíveis na Internet, comprovando que a interação eletrônica é um instrumento eficiente para promover a aquisição de língua em um contexto de aprendizagem de língua estrangeira.

Biografia do Autor

Vera lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais.

Possui graduação em Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1971), graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestrado em Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Lingüística e Filologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de lingua inglesa, pesquisa narrativa, ensino de línguas mediado por computador, gêneros digitais. É uma das pioneiras em educação a distância na área de Letras. Foi presidente da Comissão de Especialistas em Letras da SESu/MEC (2000/2002) e presidente da ALAB (2000/2002). Mais informações:Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos