Entrevista com a professora Laura Gurzynski-Weiss (Universidade de Indiana) sobre o TBLT Language Learning Task Bank

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e79935

Biografia do Autor

Ana Flavia Boeing Marcelino, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI - UFSC). Possui graduação em Letras - Inglês/Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e atua como professorados Cursos Extracurriculares de Português para Estrangeiros na mesma universidade. É vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português como Língua Estrangeira, junto ao qual atual como aplicadora do exame CELPE-BRAS. Tem interesse na área de Linguística Aplicada, com foco no ensino de PLE e Português como Língua de Acolhimento para imigrantes e refugiados; assim como, no ensino de inglês como LE em contextos universitário e ensino básico da rede pública. Faz parte do Grupo de Pesquisa AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa.

Referências

BACICH, L; TANZI NETO, A; TREVISANI; F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BAKHTIN. M. Crítica da Arte e Estética Geral. In: BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. 6a ed. São Paulo: Hucitec, [1924]2010.

BLOMMAERT, J. Commentary: Superdiversity old and new. Language & Communication, Vol. 44, Pages 82-88, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.langcom.2015.01.003. Acesso em 19/07/2021.

BRAIT, B.; PISTORI, M. H. C. A produtividade do Conceito de Gênero em Bakhtin e o Círculo. Alfa, São Paulo. Vol. 56 (2), p.371-401, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alfa/a/6VGDTp93BHDqyWfKF5TsDpf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 19/07/2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KONTOPODIS, M; DAFERMOS, M; TANZI NETO, A. Instead of an epilogue. “We are on fire”: Crisis as turning point, Vygotsky and social change. In: TANZI NETO, A; LIBERALI, F.; DAFERMOS, M. (Editores). Revisiting Vygotsky for social change: bringing together theory and practice. Peter Lang Publishing, Inc., New York, 2020.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling “the new” in new literacies. In: M. KNOBEL; C. LANKSHEAR (Eds.) A new literacies sampler: New literacies and digital epistemologies. New York: Peter Lang, 2007. Vol. 29, p. 1-24.

LIBERALI, F. C. Building agency for social change. In: TANZI NETO, A; LIBERALI, F.; DAFERMOS, M. (Editores). Revisiting Vygotsky for social change: bringing together Theory and Practice. Peter Lang Publishing, Inc., New York, 2020. 298 p.

NININ, M. O. G; MAGALHÃES, M. C. C. A linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência de professores de ensino médio em serviço. Alfa, São Paulo, v. 61, n.3, p.625-652, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.1590/1981-5794-1711-7. Acesso em 19/07/2021.

STETSENKO, A. Transformative activist stance for education: Inventing the future in moving beyond the status quo. In: T. CORCORAN (Ed.). Psychology in Education: Critical Theory-Practice. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265079764_TRANSFROMATIVE_ACTIVIST_STANCE_FOR_EDUCATION_The_challenge_of_inventing_the_future_in_moving_beyond_the_status_quo_In_In_T_Corcoran_Ed_Psychology_in_Education_Critical_TheoryPractice_pp_181-198_Rotter. Acesso em 17/07/2021.

______. The Transformative Mind: expanding Vygotsky’s approach to development and education. New York, Cambridge University Press, 2016.

______. Transformative Activist Stance: Agency. In: STETSENKO, A. (Org.) The Transformative Mind: expanding Vygotsky's approach to development and education. Cambridge University Press: New York, 2017.

TANZI NETO, A. Arquitetônica social escolar: um estudo sócio, histórico e cultural sobre as relações de poder e controle nos espaços, artefatos e discursos. 2016. 362 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://tede.pucsp.br/handle/handle/19527. Acesso em 24 maio de 2021.

TANZI NETO, A. Arquitetônica social escolar: Vygotsky, Bakhtin e Bernstein, espaços, discursos, artefatos e suas relações de poder e controle. Campinas: Pontes editores, 2017.

TANZI NETO, A.; LESSA, A. B. C. T. Arquitetura de ambientes virtuais de aprendizagem sob a ótica dos estudos bakhtinianos. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2014, vol.9, n.2, p.164-183. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/pjmcgTb7rPmBkBdcHWhDczb/abstract/?lang=pt. Acesso em 19/07/2021.

TANZI NETO, A.; OLIVEIRA, G. C. de A. Translocalidade, repertórios e indexicalidade: efeitos constitutivos do discurso contemporâneo em espaços digitais superdiversos. Revista Intercâmbio, v. XXXVIII: 46-68, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/download/40962/27639. Acesso em 19/07/2021.

TANZI NETO, A; LIBERALI, F.; DAFERMOS, M. (Editores). Revisiting Vygotsky for social change: bringing together theory and practice. Peter Lang Publishing, Inc., New York, 2020.

VERTOVEC, S. “Superdiversity‟ and its implications”. Ethnic and racial studies, v. 30, n. 6: 1024-1054, 2007.

Downloads

Publicado

2021-09-08