Entrevista com a professora Laura Gurzynski-Weiss (Universidade de Indiana) sobre o TBLT Language Learning Task Bank
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e79935Referências
BACICH, L; TANZI NETO, A; TREVISANI; F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BAKHTIN. M. Crítica da Arte e Estética Geral. In: BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. 6a ed. São Paulo: Hucitec, [1924]2010.
BLOMMAERT, J. Commentary: Superdiversity old and new. Language & Communication, Vol. 44, Pages 82-88, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.langcom.2015.01.003. Acesso em 19/07/2021.
BRAIT, B.; PISTORI, M. H. C. A produtividade do Conceito de Gênero em Bakhtin e o Círculo. Alfa, São Paulo. Vol. 56 (2), p.371-401, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alfa/a/6VGDTp93BHDqyWfKF5TsDpf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 19/07/2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KONTOPODIS, M; DAFERMOS, M; TANZI NETO, A. Instead of an epilogue. “We are on fire”: Crisis as turning point, Vygotsky and social change. In: TANZI NETO, A; LIBERALI, F.; DAFERMOS, M. (Editores). Revisiting Vygotsky for social change: bringing together theory and practice. Peter Lang Publishing, Inc., New York, 2020.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling “the new” in new literacies. In: M. KNOBEL; C. LANKSHEAR (Eds.) A new literacies sampler: New literacies and digital epistemologies. New York: Peter Lang, 2007. Vol. 29, p. 1-24.
LIBERALI, F. C. Building agency for social change. In: TANZI NETO, A; LIBERALI, F.; DAFERMOS, M. (Editores). Revisiting Vygotsky for social change: bringing together Theory and Practice. Peter Lang Publishing, Inc., New York, 2020. 298 p.
NININ, M. O. G; MAGALHÃES, M. C. C. A linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência de professores de ensino médio em serviço. Alfa, São Paulo, v. 61, n.3, p.625-652, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.1590/1981-5794-1711-7. Acesso em 19/07/2021.
STETSENKO, A. Transformative activist stance for education: Inventing the future in moving beyond the status quo. In: T. CORCORAN (Ed.). Psychology in Education: Critical Theory-Practice. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265079764_TRANSFROMATIVE_ACTIVIST_STANCE_FOR_EDUCATION_The_challenge_of_inventing_the_future_in_moving_beyond_the_status_quo_In_In_T_Corcoran_Ed_Psychology_in_Education_Critical_TheoryPractice_pp_181-198_Rotter. Acesso em 17/07/2021.
______. The Transformative Mind: expanding Vygotsky’s approach to development and education. New York, Cambridge University Press, 2016.
______. Transformative Activist Stance: Agency. In: STETSENKO, A. (Org.) The Transformative Mind: expanding Vygotsky's approach to development and education. Cambridge University Press: New York, 2017.
TANZI NETO, A. Arquitetônica social escolar: um estudo sócio, histórico e cultural sobre as relações de poder e controle nos espaços, artefatos e discursos. 2016. 362 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://tede.pucsp.br/handle/handle/19527. Acesso em 24 maio de 2021.
TANZI NETO, A. Arquitetônica social escolar: Vygotsky, Bakhtin e Bernstein, espaços, discursos, artefatos e suas relações de poder e controle. Campinas: Pontes editores, 2017.
TANZI NETO, A.; LESSA, A. B. C. T. Arquitetura de ambientes virtuais de aprendizagem sob a ótica dos estudos bakhtinianos. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2014, vol.9, n.2, p.164-183. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/pjmcgTb7rPmBkBdcHWhDczb/abstract/?lang=pt. Acesso em 19/07/2021.
TANZI NETO, A.; OLIVEIRA, G. C. de A. Translocalidade, repertórios e indexicalidade: efeitos constitutivos do discurso contemporâneo em espaços digitais superdiversos. Revista Intercâmbio, v. XXXVIII: 46-68, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/download/40962/27639. Acesso em 19/07/2021.
TANZI NETO, A; LIBERALI, F.; DAFERMOS, M. (Editores). Revisiting Vygotsky for social change: bringing together theory and practice. Peter Lang Publishing, Inc., New York, 2020.
VERTOVEC, S. “Superdiversity‟ and its implications”. Ethnic and racial studies, v. 30, n. 6: 1024-1054, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Flavia Boeing Marcelino, Raquel Carolina de Souza Ferraz D'Ely
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.