Uma perspectiva decolonial sobre o uso de tecnologias para o ensino de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80044

Palavras-chave:

Projeto UCA, Cultura escolar, Inclusão Digital

Resumo

Neste artigo, abordo o ensino de inglês com tecnologias sob uma perspectiva decolonial, valendo-me, para isso, em termos metodológicos, de uma abordagem de cunho autoetnográfico. Divido o artigo em duas partes. A primeira é dedicada a reflexões sobre a decolonialidade, articulando-as a considerações sobre o uso das tecnologias no ensino de inglês sob uma perspectiva decolonial. Na segunda parte, analiso as seções de uma lição do componente Elementar 1 do curso de inglês de um programa de proficiência institucional, descortinando aspectos que apontam para a presença de princípios de decolonialidade, afinados com as epistemologias do Sul, que concluo serem necessários e viáveis ao lidar com tecnologias, uma vez que essas são propensas a acionar preceitos que representam as epistemologias do Norte.

Biografia do Autor

Fernanda Mota Pereira, Universidade Federal da Bahia

Professora Associada da Área de Inglês do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2021-09-08