Princípios de curadoria de recursos digitais em Inglês como Segunda Língua no ELO em Nuvem
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80087Resumo
Com ou sem conhecimento do conceito de curadoria, professores de Inglês como Segunda Língua (IL2) lançam mão de inúmeras práticas de curadoria digital de material didático para o ensino de línguas. Tendo em vista que tais ações podem ser otimizadas por tecnologias on-line, sobretudo por Sistemas de Autoria Abertos (SAA), temos por objetivo analisar práticas de curadoria aplicadas ao sistema Ensino de Línguas Online (ELO). Com o respaldo teórico de pesquisas sobre curadoria digital, desenvolvemos um estudo de natureza aplicada, com abordagem metodológica qualitativa, usando os cinco princípios de curadoria digital propostos por Deschaine e Sharma (2015): Coleção, Categorização, Crítica, Conceituação e Circulação. Os resultados indicam que o ELO incorpora os cinco princípios, embora alguns recursos e ferramentas do sistema para essa prática possam ser aperfeiçoados.
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