Princípios de curadoria de recursos digitais em Inglês como Segunda Língua no ELO em Nuvem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80087

Resumo

Com ou sem conhecimento do conceito de curadoria, professores de Inglês como Segunda Língua (IL2) lançam mão de inúmeras práticas de curadoria digital de material didático para o ensino de línguas. Tendo em vista que tais ações podem ser otimizadas por tecnologias on-line, sobretudo por Sistemas de Autoria Abertos (SAA), temos por objetivo analisar práticas de curadoria aplicadas ao sistema Ensino de Línguas Online (ELO). Com o respaldo teórico de pesquisas sobre curadoria digital, desenvolvemos um estudo de natureza aplicada, com abordagem metodológica qualitativa, usando os cinco princípios de curadoria digital propostos por Deschaine e Sharma (2015): Coleção, Categorização, Crítica, Conceituação e Circulação. Os resultados indicam que o ELO incorpora os cinco princípios, embora alguns recursos e ferramentas do sistema para essa prática possam ser aperfeiçoados.

Biografia do Autor

Alan Ricardo Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduado em Letras - Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Cesumar (Unicesumar). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Mestre em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

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Publicado

2021-09-08