Affordances do protótipo “teaching English to teachers”:

contribuições para uma educação antirracista na formação de professores de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80548

Resumo

A base de conhecimento do professor de língua inglesa transpassa o conhecimento linguístico. Aulas de língua têm a responsabilidade de trazer temas que promovam igualdade nos termos de raça e etnia (FERREIRA, 2007), com situações que instiguem os alunos a identificarem as situações opressoras existentes (FERREIRA, 2007; FERREIRA, 2012). Nesta perspectiva, este artigo objetiva apresentar as affordances percebidas pela pesquisadora-autora e pelos professores em formação durante a implementação de um protótipo produzido para as aulas de língua inglesa de um curso de Letras-Inglês com base nos princípios da justiça social. O protótipo está embasado no ensino de línguas pela perspectiva da Justiça Social (ADAMS, 2016; BELL, 1997), da linguagem e raça na sala de aula (MELO, 2015; FERREIRA, 2017), na perspectiva do Pós-método (KUMARAVADIVELU, 2003) e do Web-currículo e protótipos (ROJO, 2017). A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativista e os dados coletados na implementação com alunos de Letras-Inglês são analisados por meio do conceito de Affordances (VAN LIER, 2000; AUTOR 1, 2018). Os resultados apontam que os participantes identificam como affordance a reflexão sobre os assuntos discutidos, o questionamento das relações de opressão na sociedade, o sentimento de motivação para lutar contra a discriminação e o racismo, o aprendizado das ferramentas tecnológicas, o uso de novas tecnologias de forma reflexiva e criativa e as oportunidades de desenvolvimento de competências e habilidades de forma crítico-interativa e de pensarem globalmente e agirem localmente em seus contextos. Concluímos que protótipos pensados a partir da perspectiva da justiça social e do pós-método para as aulas de língua inglês têm potencial de propiciar práticas pedagógicas que contribuem para a construção de identidade docente com princípios éticos-cidadãos, pois potencializa o repertório de discussão e o entendimento sobre conceitos que por muitas vezes não são abordados em sala de aula.

Biografia do Autor

Thaíza , Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em EStudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Letras Estrageiras Modernas, pela UEL. Coordenadora pedagogico de instituto de línguas. 

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AUTOR 2,

AUTOR 2, T.; AUTOR 1, M.S.

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Publicado

2021-09-08