Metodologias ativas e recursos digitais para o ensino de L2: uma revisão sobre caminhos e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80662

Resumo

O presente artigo consiste em um relato de um curso de extensão sobre Metodologias Ativas e Ensino Híbrido com professores em formação cujo principal objetivo foi prepará-los para o desafio de trabalhar como ministrantes em um curso de línguas online ofertado durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, apresentamos uma breve retomada dos principais conceitos de Metodologias Ativas e Ensino Híbrido (STAKER; HORN, 2015; BACICH et al, 2015; MATTAR, 2017; BACICH; MORAN, 2018, KIELING, 2017) e a forma como o curso foi desenvolvido pela pesquisadora. As implicações deste trabalho apontam contribuições que as Metodologias Ativas trazem à área do ensino de L2, bem como a necessidade de que este tema esteja presente nos cursos de licenciatura, especialmente na formação inicial e continuada de professores de L2 como forma de repensar o ensino e a aprendizagem, bem como sua contribuição para uma integração refletida de recursos digitais na prática pedagógica.

Biografia do Autor

Rafael Vetromille-Castro, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2003) e Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras stricto sensu - o qual coordenou nos biênios 2010/2012 e 2013/2015 - e professor associado na área de língua inglesa do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua na área de Linguística Aplicada, tendo especial interesse de pesquisa na Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador (CALL), no desenvolvimento linguístico e nas Teorias da Complexidade e do Caos. Em 2011, atuou como consultor junto à FAPERGS, na área de Letras e Artes. É membro do grupo de trabalho "Linguagem e Tecnologias" da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL. De 2014 a 2015, integrou o Núcleo Gestor do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF/MEC) como vice-presidente na área de uso de tecnologias para educação e ensino de idiomas. Desenvolveu projeto de pós-doutorado como pesquisador visitante na University of California/Berkeley, sob a supervisão da Dra. Claire Kramsch, no período de agosto de 2015 a junho de 2016, pelo Programa Pesquisa Pós-doutoral no Exterior/CAPES. Atualmente é Coordenador da Pós-Graduação junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Pelotas (PRPPGI/UFPel).

Referências

BACICH, L., NETO, A. T.; TREVISANI, F. de M. (orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BACICH, L.; MORAN, J. (orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012. 200 p.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

BOGDAN, R., BIKLEN, S. A Investigação Qualitativa em Educação. Porto, Porto Editora, 1994.

COUTINHO, C.; LISBÔA, E. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, no 1, 201, pp. 5 - 22.

DEWEY, J. Experience & Education. New York: Free Press, 2015.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, dez. 2017.

FAEZ, F.; TAVAKOLI, P. Task-Based Language Teaching. ELT Development Series. TESOL Press, 2019.

FINARDI, K.; MENDES, A. R. (2017). Formação de professores para uso de metodologias ativas e híbridas através do MALL. Hipertextus Revista Digital, 16, 52-74, jun.

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA. Inovaeduca – Práticas para quem quer inovar na educação. 2016 Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/INOVA-ESCOLA.pdf

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

KIELING, H. dos S. (2017). Blended learning no ensino de inglês como Língua Estrangeira: um estudo de caso com professoras em formação. 84f. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Letras. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas.

LEFFA, V. J. Aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Pesquisa em Linguística Aplicada. Temas e Métodos. Pelotas: Educat, 2006.

MATTAR, J. Metodologias Ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico]. 1 ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

VAN LIER, L. The ecology and semiotics of language learning: a sociocultural perspective. Monterey: Kluwer Academic Publishers, 2004.

Downloads

Publicado

2021-09-08