Metodologias ativas e recursos digitais para o ensino de L2: uma revisão sobre caminhos e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80662Resumo
O presente artigo consiste em um relato de um curso de extensão sobre Metodologias Ativas e Ensino Híbrido com professores em formação cujo principal objetivo foi prepará-los para o desafio de trabalhar como ministrantes em um curso de línguas online ofertado durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, apresentamos uma breve retomada dos principais conceitos de Metodologias Ativas e Ensino Híbrido (STAKER; HORN, 2015; BACICH et al, 2015; MATTAR, 2017; BACICH; MORAN, 2018, KIELING, 2017) e a forma como o curso foi desenvolvido pela pesquisadora. As implicações deste trabalho apontam contribuições que as Metodologias Ativas trazem à área do ensino de L2, bem como a necessidade de que este tema esteja presente nos cursos de licenciatura, especialmente na formação inicial e continuada de professores de L2 como forma de repensar o ensino e a aprendizagem, bem como sua contribuição para uma integração refletida de recursos digitais na prática pedagógica.
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