Designs de Webcurriculum e descolonialidades in-devir: os recursos digitais como ferramentas para as práticas de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80728

Resumo

design de webcurrículos como práticas de ensino e aprendizagem deve ser compreendido como movimentos criados por alunos e professores para co-design estratégias de ensino e aprendizagem utilizando recursos digitais e analógicos. As telas, da lousa digital “interativa”, smartphones, computadores e tablets, e os conteúdos da web são ferramentas e recursos empregados para co-construir sentidos e significados por meio de inter-relações outras em rede que vão além da linearidade apresentada por programas de componentes curriculares ou livros didáticos. Serão descritos e discutidos alguns movimentos de como webcurrículos podem ser co-construídos, por meio de aulas de língua inglesa e meta-aulas, em um Curso de Formação de Professores, assim como a experiência de lidar com letramentos multimodais, práticas translíngues, e alguns processos de decolonialidades em-devir com meus alunos, professores em-devir, graduandos em Licenciatura em Letras.

Referências

Bruns, Axel. (2007) Blogs, Wikipedia, Second Life, and Beyond: From Production to Produsage. New York, Peter Lang Publishing.

Canagarajah, Suresh (2011) Codemeshing in academic writing: identifying teachable strategies for translanguaging. The Modern Language Journal. Vol.95, 2011, p.401-417.

Canagarajah, Suresh (2013) Translingual Practice: global Englishes and cosmopolitan relations. London, Routledge.

Canagarajah, Suresh (2020) Transnational Literacy Autobiographies as Translingual Writing. Abington, Oxon: Routledge.

Cope, Bill; Kalantzis, Mary. (2020) Adding Sense: Context and Interest in a Grammar of Multimodal Meaning. Cambridge: Cambridge University Press.

Deleuze, Gilles; Guattari, Felix. (2011) Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, Volume 1. São Paulo: Editora 34.

Deleuze, Gilles; Guattari, Felix. (2011) Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, Volume 2. São Paulo: Editora 34.

Derrida, Jacques. (2013) Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2013.

Freire, Paulo (1967) Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

Freire, Paulo (1969) Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

Freire, Paulo (1992) Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Garcia, Ofélia; Wei, Li. (2014) Translanguaging : language, bilingualism and education. London. Palgrave/MacMillan.

Garcia, Ofélia; Kleifgen, Jo Anne; Cummins, Jim. (2018) Educating Emergent Bilinguals: Policies, Programs, and Practices for English Learners. New York: Columbia University Press.

Gee, James Paul et al. (1996) A Pedagogy of Multiliteracies: designing social

futures. In: Harvard Educational Review, v.66, n.1; Research Library p. 60-92. Spring 1996.

Gee, James Paul (2020) What Is a Human?: Language, Mind, and Culture. Cham, Switzerland: Palgrave.

Heath, S.B.; Street, B.V. (2008) On Ethnography. Approaches to Language and Literacy Research. New York: Teachers College Press.

Jenkins, Henry (2007) Convergence culture. Where the old and new media collide. New York: New York University Press.

Jenkins, Henry; Ito, Mizuko, et al. (2015) Participatory Culture in a Networked Era: A Conversation on Youth, Learning, Commerce, and Politics. Cambridge: Polity.

Kress, Gunther (2005 [2003]) Literacy in the new media age. London, Routledge.

Kress, Gunther (2010) Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London, Routledge.

Lankshear, Colin; Knobel, Michele. (2018) Researching New Literacies: Design, Theory, and Data in Sociocultural Investigation. New York: Peter Lang.

Mignolo, Walter D.; WALSH, Catherine E. (2018) On Decoloniality. Durham: Duke University Press.

Mizan, Souzana. (2015) Letramento Visual na Mídia. In: Takaki, N.H.; Maciel, R.F. (org.) (2015) Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas: Pontes.

Moita Lopes, Luis Paulo da. (2012) O novo ethos dos letramentos digitais: modos de construir sentido, revolução das relações e performances identitárias fluidas. In: Signorini, I. & Fiad, R.S. (org). (2012) Ensino de Língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Prensky, Mark (2005) Shaping Tech for the Classroom: 21st-century schools need 21st-century technology. In: Edutopia. George Lucas Educational Foundation. Disponível em: https://www.edutopia.org/adopt-and-adapt-shaping-tech-for-classroom. Acesso em 28.12.2016.

Prensky, Mark (2010) Teaching digital natives: partnering for real learning. Thousand Oaks, California, Corwin/SAGE.

Prensky, Mark (2012) Trivia vs Power. In: MIT Educational Technology, vol.52, n.4.

Quijano, A. (1992) Colonialidad y modernidad-racionalidad. In: Bonilla, H. Los Conquistados, 1492 y la población indígena de las Américas. (2019 [1992]) CLASCO, Ediciones Libri Mundi, p.437-447.

Sousa Santos, Boaventura (2010) Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SOUSA SANTOS, B.; MENESES, M.P. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez.

Sousa Santos, Boaventura. (2019) O Fim do Império Cognitivo: a afirmação das Epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica.

The New London Group. (1996) A Pedagogy of Multiliteracies: designing social

futures. In: Harvard Educational Review, v.66, n.1; Research Library p. 60-92. Spring 1996.

Thornton, R.J. (1988) The Rhetoric of Ethnographic Holism. In: Cultural Anthropology, vol.3, N.3, p.285-303. August,1988.

Vigostki, Lev Semenovich. (2001) A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: WMF Martins Fontes.

Publicado

2021-09-08