Recursos digitais bem-sucedidos para aprimorar as aulas de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80739

Resumo

Este artigo apresenta uma visão geral do desenvolvimento da educação, levando em consideração os modelos de Educação 1.0 a 5.0 e suas implicações pedagógicas em relação às ferramentas digitais atuais. É inegável que os recursos digitais desempenham um papel mais amplo hoje no tocante a sua aplicabilidade para o desenvolvimento de habilidades no processo de aprendizagem de inglês, tanto em métodos de ensino on-line quanto presenciais. Exemplos de ferramentas digitais incluem atividades originais propostas para alunos do ensino fundamental, médio e superior. A revisão da literatura e os pontos de vista dos autores sobre o assunto mostram que as ferramentas têm provado ser eficazes para aprimorar o ensino e a aprendizagem do inglês e desenvolver habilidades socioemocionais em tempos de Ensino Remoto de Emergência (ERE).

Palavras-chave: Educação 1.0 a 5.0; Ensino de Inglês; Recursos digitais; Ferramentas adaptadas; Habilidades socioemocionais.

Keywords: English Teaching; Digital Resources; Repurposed Tools

 

Biografia do Autor

Cristina Lopes Perna, PUCRS

Possui Bacharelado em Letras Português-Inglês-Francês (1981) e Licenciatura em Letras Português-Inglês (1982) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui especialização em Línguística Aplicada ao Inglês (PUCRS, 1983), Mestrado em Letras (PUCRS, 1990) e Doutorado em Letras (PUCRS, 2003), com estágio de doutorado-sanduíche em Indiana State University. É Tradutora Público-Juramentada em Inglês-Português. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Linguística, Língua Inglesa e Língua Portuguesa como Língua Adicional, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição de Língua Inglesa e Língua Portuguesa; Pragmática; Aspectos Cognitivos envolvidos na Aprendizagem de L2 e na tradução. É Editora Chefe da Revista BELT+ (Brazilian English Language Teaching Journal). É professora-adjunta da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, no qual é coordenadora do grupo de pesquisa sobre o Uso e Processamento de Língua Adicional. Coordena o Curso Lato Sensu de Tradução, as Provas de Proficiência em Língua Estrangeira dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da PUCRS, e atua também como Coordenadora de Relacionamento do Lexis, o Centro de Idiomas da PUCRS. Coordenou os Exames de TOEFL (2004-2015, PUCRS) e o Curso de Mandarim (2008-2014, PUCRS). Foi Assessora para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais na Reitoria da PUCRS (2010-2012), Coordenadora de Relacionamento com Universidades (2012-2014), como responsável pela articulação com outras instituições de ensino superior. Além dessas atribuições, é orientadora de diversos projetos de bolsa de pesquisa de iniciação científica, com foco nas áreas de Linguística Aplicada, Terminologia e Olimpismo. Já atuou também na interface com a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto (FEFID-PUCRS), a Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS-PUC) e a Faculdade de Informática (FACIN-PUC), em projetos de pesquisa embasados pela Linguística. --------------------------------------------------------------------------------

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Publicado

2021-09-08