Successful digital resources to enhance English lessons

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80739

Abstract

The present article aims to showcase the development of education for the teaching of English as L2/LA by looking at its evolution in technology from the models of Education 1.0 to 5.0 and its pedagogical implications regarding digital tools today. The authors show the importance of different digital resources when considering their applicability for developing skills in the English learning process, which may be included in both online and face-to-face education. The examples of digital tools include original activities proposed both for elementary and high school students as well as students in higher education and have proven to enhance the teaching and learning of English in times of Emergency Remote Teaching (ERT).

Author Biography

Cristina Lopes Perna, PUCRS

Possui Bacharelado em Letras Português-Inglês-Francês (1981) e Licenciatura em Letras Português-Inglês (1982) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui especialização em Línguística Aplicada ao Inglês (PUCRS, 1983), Mestrado em Letras (PUCRS, 1990) e Doutorado em Letras (PUCRS, 2003), com estágio de doutorado-sanduíche em Indiana State University. É Tradutora Público-Juramentada em Inglês-Português. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Linguística, Língua Inglesa e Língua Portuguesa como Língua Adicional, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição de Língua Inglesa e Língua Portuguesa; Pragmática; Aspectos Cognitivos envolvidos na Aprendizagem de L2 e na tradução. É Editora Chefe da Revista BELT+ (Brazilian English Language Teaching Journal). É professora-adjunta da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, no qual é coordenadora do grupo de pesquisa sobre o Uso e Processamento de Língua Adicional. Coordena o Curso Lato Sensu de Tradução, as Provas de Proficiência em Língua Estrangeira dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da PUCRS, e atua também como Coordenadora de Relacionamento do Lexis, o Centro de Idiomas da PUCRS. Coordenou os Exames de TOEFL (2004-2015, PUCRS) e o Curso de Mandarim (2008-2014, PUCRS). Foi Assessora para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais na Reitoria da PUCRS (2010-2012), Coordenadora de Relacionamento com Universidades (2012-2014), como responsável pela articulação com outras instituições de ensino superior. Além dessas atribuições, é orientadora de diversos projetos de bolsa de pesquisa de iniciação científica, com foco nas áreas de Linguística Aplicada, Terminologia e Olimpismo. Já atuou também na interface com a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto (FEFID-PUCRS), a Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS-PUC) e a Faculdade de Informática (FACIN-PUC), em projetos de pesquisa embasados pela Linguística. --------------------------------------------------------------------------------

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Published

2021-09-08