A adaptação de práticas de oralidade em língua inglesa como L2 de modo presencial para remoto
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80740Resumo
O presente artigo aborda a adaptação ao modo remoto do projeto presencial intitulado Movie Talks, desenvolvido em 2018 como projeto de extensão da UTFPR - Pato Branco. O objetivo deste estudo é relatar as mudanças que se fizeram necessárias quando da reestruturação do projeto para a versão remota, buscando tornar o projeto online acessível, contextualizado e significativo para os participantes, através de diferentes recursos digitais e atividades de interação e produção oral e escrita autônoma e significativa. O artigo está pautado na pesquisa bibliográfica, majoritariamente nos estudos de Brown (2000), Chartrand (2012), Woo et al. (2007) e outros, na abordagem dos princípios de automaticidade, aprendizagem significativa, motivação intrínseca e investimento estratégico na utilização de recursos tecnológicos no ensino de línguas no modo remoto emergencial.
Referências
A THOUSAND Words. Direção: Ted Chung. S.l.: Ted Chung, 2008. 4 min, p&b. Disponível em: https://film-english.com/product/a-thousand-words/. Acesso em: 15 mar. 2021.
AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. From Reader to Reading Teacher: issues and strategies for second language classrooms. New York: Cambridge University Press, 1997.
CANVA. Editor de Flashcards. S.l.: Canva, 2021. Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/criar/flashcards/. Acesso em: 27 mar. 2021.
CARNEGIE MELLON UNIVERSITY. Student Pandemic Short Films. Pittsburgh: CMU, 2020. Disponível em: https://www.cmu.edu/dietrich/english/news-and-events/2020/student- pandemic-short-films.html. Acesso em: 9 mar. 2021.
CHARTRAND, R. Social networking for language learners: Creating meaningful output with Web 2.0 tools. Knowledge Management & E-Learning: An International Journal, Vol.4, No.1, p. 97-101, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.34105/j.kmel.2012.04.009. Acesso em: 10 abr. 2021.
DECY; RYAN, 1985. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York, NY: Plenum. Disponível emt https://www.springer.com/gp/book/9780306420221. Acesso em 14 abr. 2021.
DONAGHY, K. Film English. 2021. Website. Disponível em: https://film-english.com/. Acesso em: 10 abr. 2021.
DÕRNYEI, Z. Motivational strategies in the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
DÕRNYEI, Z; USHIODA, E. Teaching and researching motivation. 2ª Ed. Harlow: Longman, 2011.
EHRMAN, M.; DÕRNYEI, Z. Interpersonal dynamics in second language education: The visible and invisible classroom. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998.
LEFFA, V. J. Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MOR, Walkyria. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 243-265.
LONG, M. H.; DOUGHTY, C. J. (Ed.). The Handbook of Language Teaching. Hoboken: Blackwell Publishing Ltda, 2009.
LOSADA, C. et al, 2017. The Impact of Authentic Materials and Tasks on Students’ Communicative Competence at a Colombian Language School. PROFILE: Issues in Teachers' Professional Development, 19 (1):89, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15446/profile.v19n1.56763. Acesso em: 13 abr. 2021.
GAROFALO, D. Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. 24 set. 2019. Nova Escola, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18378/chegou-a-hora-de-inserir-o-podcast-na-sua-aula. Acesso em: 28 mar. 2021.
GIFT. Produção: Robin McKenna. S.l.: Gaudete Films, 2017. Trailer, 1ª versão, Disponível em: https://creativecommons.org/2019/10/11/robin-mckennas-gift-documentary-opens-today/. Acesso em: 03 abr. 2021.
GOOGLE. Sobre podcasts no Google. São Paulo: Google, 2021. Disponível em: https://support.google.com/podcast-publishers/answer/9476656?hl=pt-BR. Acesso em: 10 abr. 2021.
GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: Diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 abr. 2021.
GARCIA-MAYO, M. J. G.; MANGADO, M. J. G.; ADRIÁN, M. M. (Edição). Contemporary Approaches to Second Language Acquisition. Aila Applied Linguistic Series 9. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2013.
MEDEIROS, M. S. Podcasting: produção descentralizada de conteúdo sonoro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28, 2005. Rio de Janeiro. Disponível em: http://bit.ly/OXKiUZ. Acesso em: 12 mar. 2021.
MENTIMETER. Estocolmo: Mentimeter,2021. Disponível em: https://www.mentimeter.com/. Acesso em: 13 mar. 2021.
QUARANTINE Film. Produção: Nina Edwards. In: CARNEGIE MELLON UNIVERSITY. Student Pandemic Short Films. Pittsburgh: CMU, 2020. 3 min, color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=icGhObCMGcg&list=PLopswAI4Jm- lcv4jK C38bsUqZk 4YVp74j&t=6s. Acesso em: 10 mar. 2021.
ROHLING, N. Podcast e práticas de ensino-aprendizagem. In: CONEXÃO UTFPR. Potencialidades do Podcast como Ferramenta de Ensino (live). YouTube: Canal da UTFPR. 13 de abril de 2021. 61 min, color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SXZRpgGI3d8. Acesso em: 13 abr. 2021.
RYCZEK, M. Promoting Oral Fluency in the ESL classroom: An Introduction to the 4/3/2 Fluency Activity. Taichung: Asia University, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/72791517. Acesso em: 10 abr. 2021.
SARAIVA, J. R. et al. LaSalle Cast: Produção do podcast como recurso pedagógico para educação a distância. ABED: Canoas, Jul. 2018. Disponível em: http://abed.org.br/hotsite/premio-abed-2018/2_colocado_EI_LASALLECAST.pdf. Acesso em: 05 abr. 2021.
SINTEL Short Film Creative Commons. Direção: Colin Levy. Produção: Ton Roosendaal. Escrito por Esther Wouda. Holanda: Blender Foundation, 2010. 14 min, color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FUrrG_O5hLM. Acesso em: 07 abr. 2021.
SKEHAN, P. A cognitive approach to language learning. Oxford: Oxford University Press, 1998.
TOMLINSON, Brian (Org.). Developing Materials for Language Teaching. London: Continuum, 2003.
TUMOLO, 2014. Recursos digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Ilha do Desterro. v.1, n. 66, pp.203-238 jan/jun 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p203. Acesso em: 15 abr. 2021.
UMBRELLA. Direção, produção e roteiro: Helena Hilario e Mario Pece. YouTube. Rio de Janeiro: Stratostorm, 2020. 7 min, color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bl1FOKpFY2Q&t=429s. Acesso em: 15 mar. 2021.
UMBRELLA MOVIE. Website. Design: Luis Mourão e Lídia Ganhito. 2021. Disponível em: http://www.umbrella.movie/. Acesso em: 10 abr. 2021.
UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Google G Suite. 20 mar. 2020. Curitiba: UTFPR, 2020. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/noticias/pato-branco/google-g-suite. Acesso em: 03 abr. 2021.
WINFIELD, Claudia Marchese (Coord.). Projeto de Extensão “Movie Talks”. Departamento de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: UTFPR. 2018.
WINFIELD, Claudia Marchese (Coord.). Projeto de Extensão “Movie Talks Online”. Departamento de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: UTFPR. 2021. (no prelo)
WOO, Y. et al. Implementing Authentic Tasks in Web-Based Learning Environments. EDUCAUSE Quarterly, v. 30, n.3, p.36-43, 2007. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2007/7/implementing-authentic-tasks-in-webbased-learning-environments. Acesso em: 10 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Claudia Marchese Winfield, Ana Flávia Will
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.