Uma visão neo-gramsciana de leitura crítica: contexto, linguagem e ideologia

Joanne Busnardo, Denise Bertolli Braga

Abstract


Originalmente, nossas investigações sobre leitura crítica foram
centradas no ensino de língua estrangeira, enfocando a relação língua e poder no contexto do ensino de inglês no Brasil (Busnardo e Braga, 1987). Considerando a possível sujeição dos alunos brasileiros à cultura anglo-americana, preocupava-nos, então, encontrar caminhos que
promovessem uma reflexão cultural crítica no confronto direto com a cultura e a língua hegemônicas. Posteriormente, nossa prática com o ensino de inglês via leitura e para a leitura nos levou a considerar a necessidade de um trabalho pedagógico que explorasse de forma atrelada o ensino de língua e o questionamento ideológico.

Keywords


English Language; English



DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Copyright (c) 2000 Joanne Busnardo, Denise Bertolli Braga

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.