Validação de um Questionário de Levantamento de Uso de Línguas para Usuários de Inglês como L2 Imersos em Contexto Brasileiro

Autores

  • Marcus Guilherme Valadares Texas Tech University
  • Ricardo Augusto de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliane Venturelli Silva Lima

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2023.e94519

Palavras-chave:

Bilinguismo, dominância linguística, princípio de complementariedade, questionário, VST

Resumo

A multiplicidade de experiências e contextos de aquisição de L2 desafiam os estudos de bilinguismo, visto que as diferenças individuais complexificam a comparabilidade entre estudos (Treffers-Daller; Korybsky, 2015). Nesse contexto, o construto dominância linguística torna-se uma variável importante para a compreensão desse fenômeno em diferentes domínios e o desenvolvimento de ferramentas eficazes para sua aferição um aspecto fundamental nesse processo (Gertken et al., 2014). Neste artigo, apresentamos os resultados da validação do Questionário de Levamento de Uso de Línguas para usuários de inglês como L2 imersos em contexto brasileiro em correlação com um marcador explícito de aprendizagem de inglês de mensuração de amplitude lexical. A concepção de dominância linguística, tal como definida por Heredia (1997), e o Princípio da Complementaridade (CP), de Grosjean (1998, 2016), foram usados para operacionalizar o construto em termos de frequência e de domínios específicos de uso, servindo de base para elaboração do questionário. A proficiência, por sua vez, foi mensurada a partir de um teste de amplitude lexical em inglês – Vocabulary Size Test (Nation; Beglar, 2007). A partir de dados de 784 participantes, foram calculadas as correlações de Pearson entre os 11 itens do questionário, referentes às práticas de uso de inglês e português, entre si, e deles com a nota obtida no Vocabulary Size Test. As análises estatísticas mostram correlação significativa entre os itens de prática de uso de língua inglesa e deles com a nota do VST, e evidenciam que os respondentes com maior envolvimento em atividades em inglês tendem a ter melhor resultado no teste de proficiência. Essas correlações são interpretadas como um aspecto chave de validade externa do construto operacionalizado pelo questionário, permitindo-nos apresentá-lo à comunidade científica como um instrumento eficaz para a detecção e aferição de alterações na dominância da L1 em favor do uso da L2 entre usuários do inglês como L2

Biografia do Autor

Marcus Guilherme Valadares, Texas Tech University

Doutor em Estudos Linguísticos - área de Linguística Aplicada - pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). É mestre em Comunicação Social / Interações Midiáticas  pela PUC-MG (2011), especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computador (2011) pela UFMG e especialista em Docência do Ensino Básico pelo IFMG (2020). Possui bacharelado em Comunicação Social / Jornalismo - pela Universidade Fumec (2008), licenciatura em Letras / Língua Inglesa e suas Literaturas  pela UFMG (2009), Língua Portuguesa e Espanhola (2016) pela Universidade de Uberaba e Pedagogia (2020) pela Universidade de Uberaba. Tem experiência nas áreas de Comunicação Social, Letras e Linguística Aplicada, e Literatura. Atualmente é graduate instructor na Universidade Texas Tech. 

Ricardo Augusto de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), assim como mestrado em Estudos Linguísticos (2000) e doutorado em Linguística Aplicada (2003), ambos pela Faculdade de Letras da mesma universidade. No primeiro semestre de 2020, realizou estágio pós-doutoral no Spanish and Portuguese Program do Department of Languages, Literature and Culture da University of Massachusetts - Amherst, nos EUA. Em 2011, realizou estágio pós-doutoral no Department of Linguistics and Communication Disorders do Queens College of the City University of New York, também nos EUA. É Professor Titular de Língua Inglesa da Universidade Federal de Minas Gerais e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da mesma instituição. Atua como pesquisador na área de Psicolinguística, com foco principal na psicolinguística do bilinguismo, e também na área de Linguística Aplicada, com foco em representações sobre o bilinguismo na educação bilíngue. Atualmente, seu ensino de graduação é centrado na descrição e análise linguística da morfofonologia e da morfossintaxe do inglês, no estudo psicolinguístico do bilinguismo e da aprendizagem de segunda língua, e nos corolários políticos e subjetivos da difusão do inglês como língua franca. Sua atuação em pesquisa tem foco nas arquiteturas de representação mnemônica de construções linguísticas, na história e na constituição epistemológica de estudos psicolinguísticos brasileiros e nos impactos do bilinguismo sobre a constituição de subjetividades. Na Faculdade de Letras da UFMG, é pesquisador vinculado aos núcleos de pesquisa CogPRoA (Cognição, Processamento e Aquisição da Linguagem) e NEPPLEB (Núcleo de Estudos em Plurilinguismo, Políticas Linguísticas e Educação Bilíngue). Interessa-se, ainda, pela investigação de articulações entre os estudos da linguagem em uso e a Psicanálise. É membro do Fórum do Campo Lacaniano de Belo Horizonte e atua no corpo de voluntários do Serviço de Atenção ao Estudante de Letras (SAEL) da Faculdade de Letras da UFMG.

Juliane Venturelli Silva Lima

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019)

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Publicado

2023-11-30