Dislexia e as vantagens de ser bilíngue: um estudo sobre a neurobiologia da leitura com o uso de RMf

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2023.e94524

Palavras-chave:

bilinguismo, dislexia, VWFA, leitura, fMRI

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar o desempenho de leitura e a ativação cerebral associada à leitura para disléxicos bilíngues e monolíngues (DDB-DDM), e bilíngues típicos como Controles (C). Os resultados comportamentais mostraram que o DDB superou o DDM em todos os componentes de leitura em português. Nas tarefas aplicadas em inglês, não houve diferença significativa no desempenho do DDB em comparação com C. Os resultados das imagens cerebrais para a tarefa em português mostraram que C apresentou ativação significativa do giro occipitotemporal esquerdo e giro frontal inferior esquerdo durante a leitura de palavras. DDB e DDM, por sua vez, mostraram desativação da região temporoparietal esquerda e nenhuma ativação significativa na região occipitotemporal esquerda ou no giro frontal inferior esquerdo. Para a tarefa FAST LOC, o DDB apresentou hipoatividade na Visual Word Form Area (VWFA) durante a leitura de palavras, tanto em inglês quanto em português. Os resultados fornecem evidências de um possível impacto positivo do bilinguismo no desempenho de leitura dos disléxicos.

Biografia do Autor

Aline Fay, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS/ InsCer

Coordenadora do curso de graduação em Letras Inglês da PUCRS, Professora do Programa de Pós- graduação em Letras da PUCRS, Pesquisadora do Instituto do Cérebro (INSCER), Professora do curso de Letras Inglês da Escola de Humanidades, Professora coordenadora do Núcleo de Apoio à Aprendizagem Inglês/Português. Doutora em Linguística pela PUCRS, com pesquisa realizada no INSCER. Realizou pós doutorado na Universidade Federal do RS (UFRGS) na área de Psicolinguística, com foco em Biliteracia e Avaliação. É integrante do projeto ACERTA e Neuroeducação (CNPq) no Instituto do Cérebro (INSCER) desde 2013, onde pesquisa bilíngues e monolíngues disléxicos e as bases neurais da dislexia com o uso de fMRI. É responsável pelo projeto Literacia e EdTech: um estudo sobre o impacto do GraphoGame na Alfabetização, em parceria com o INSCER e pesquisadora no Laboratório de Psicolinguística, Línguas Minoritárias e Multilinguismo - LAPLIMM, da Universidade Federal de Pelotas. Integra o projeto "Impactos da pandemia de COVID-19 na linguagem da criança e do adulto: foco no desenvolvimento e na aprendizagem da leitura"- EDITAL No 12/2021 CAPES.

Nathália Bianchini Esper , Child Mind Institute, EUA; PUCRS

Analista de Dados de Neuroimagem no Child Mind Institute, EUA. Engenheira de computação e doutora em Neurociência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Seus interesses de pesquisa estão voltados para a área de Engenharia Biomédica e Neurociência, com ênfase em processamento de sinais/imagens, ressonância magnética funcional e estrutural, eletroencefalografia, actigrafia, e neurociências. Foi bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial no Grupo de Pesquisa em Processamento e Análise de Neuroimagens Multimodais. É membro do Grupo de Pesquisa de Neuroimagem da Cognição Humana. Google scholar: https://bit.ly/3wnOfIP

Mirna Wetters Portuguez , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS/ InsCer

Possui graduação em Psicologia (1980) e Mestrado em Lingüística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Doutorado em Neurociência pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Medicina e do Curso de Pós-Graduação do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Coordena a Unidade de Neuropsicologia do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Pesquisadora do Instituto do Cérebro da PUCRS. Áreas de Pesquisa: Ressonância Magnética funcional, Transplante de Células Tronco e Funções Cognitivas, Doenças Neurodegenerativas, Epilepsia, Linguagem e Memória.

Asafe Davi Cortina Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professor na graduação de Letras/Inglês na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutor em Letras (área de concentração: Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - tese aprovada com louvor). Mestre em Letras (ênfase em Terminologia, Lexicografia e Tradução) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado e Laureado em Letras/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Membro do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da PUCRS. Trabalha desde 2011 com o ensino de língua inglesa e, atualmente, na graduação em Letras ministrando disciplinas relacionadas a línguas, ao ensino e metodologias de Inglês como Língua Adicional, a tecnologias digitais e a diversas áreas da Linguística. Atualmente, pesquisa e aplica metodologias didáticas nas perspectivas 3.0, 4.0 e 5.0 e desenvolve materiais didáticos fundamentados em personalização para múltiplas inteligências e necessidades, gamificação, inteligência artificial e CLIL.

Augusto Buchweitz, University of Connecticut

Professor Associado de Psicologia, University of Connecticut, EUA. Pesquisador do Haskins Global Literacy Hub (haskinsglobal.org/) e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul. Cientista responsável pelo APP de alfabetização GraphoGame Brasil. Atuou como Conselheiro da Câmara de Educação Básica, Conselho Nacional de Educação (CNE; 2020-22). Interesses de pesquisa envolvem a investigação neurocientífica e cognitiva da aprendizagem da leitura e alfabetização, da dislexia do desenvolvimento e dos efeitos do ambiente na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Para lista atualizada de pulblicações ver o Google acadêmico: https://bit.ly/3G0ICT

Referências

Altarelli, K. Monzalvo, S. Iannuzzi, J. Fluss, C. Billard, F. Ramus, G. Dehaene-Lambertz (2013). A functionally guided approach to the morphometry of occipito-temporal regions in developmental dyslexia: evidence for differential effects in boys and girls. J. Neurosci., 33 (2013), pp. 11296-11301.

Bree, E., et al. (2017). Word reading in monolingual and bilingual children with developmental language disorder. Learning and Individual Differences. Elsevier. Volume 98, August 2022, 102185. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2022.102185

Bruin, A.; Treccani, B.; Della Sala, S (2020). Cognitive Advantage in Bilingualism: An Example of Publication Bias? Psychological Science, v. 26, no. 1, p. 99-107.

Buchweitz, A. et al. (2018). Decoupling of the Occipitotemporal Cortex and the Brain’s Default-Mode Network in Dyslexia and a Role for the Cingulate Cortex in Good Readers: A Brain Imaging Study of Brazilian Children. Developmental Neuropsychology. Volume 44, 2019 - Issue 1. Pages 146-157. https://doi.org/10.1080/87565641.2017.1292516

Buetler, K. A., De León Rodríguez, D.; Thierry, G. (2016). The effects of learning to read in multiple scripts at the same time: Evidence for different mechanisms. Scientific reports, 6(1), 1-9.

Chiquito, S., Kuzmicz, l.; Van Der Leij, A. (2019). Bilingualism and literacy acquisition: A study with primary school children in Mozambique. Reading and Writing, 32(3), 607-626.

Cohen, L., Lehéricy, S., Chochon, F., Lemer, C., Rivaud, S., & Dehaene, S. (2002). Language-specific tuning of visual cortex? Functional properties of the visual word form area. Brain: A Journal of Neurology, 125(Pt 5), 1054–1069.

Costa, A. C. et al. Ambulatório de Aprendizagem do Projeto ACERTA (Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem): métodos e resultados em dois anos. In: SALLES, J. F.; HAASE, V. G.; MALLOY-DINIZ, L. (Eds.). . Neuropsicologia do Desenvolvimento: infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 151–158.

Cox, R. (1996). AFNI: Software for Analysis and Visualization of Functional Magnetic Resonance Neuroimages. Computers and Biomedical Research. Volume 29, Issue 3, June 1996, Pages 162-173.

DSM5 Available at: http://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf

Dehaene, S. et al. (2010). How learning to read changes the cortical networks for vision and language. Science (New York, N.Y.), v. 330, n. 6009, p. 1359–64, 3.

Dehaene, S., & Cohen, L. (2011). The unique role of the visual word form area in reading. Trends in Cognitive Sciences, 15, 254–262

Dehaene, S (2012). Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso.

Eckert, M (2004).Neuroanatomical markers for dyslexia: a review of dyslexia structural imaging studies. Neuroscientist, 10 (2004), pp. 362-371

Ellis, A. W. (1995) Leitura, escrita e dislexia: Uma análise cognitiva. 2 ed. ed. Porto Alegre: Artes Médicas.

Grosjean, F.; Li, P (2013). The Psycholinguistics of Bilingualism. Wiley-Blackwell, 2013

Hoeft, F., McCandliss, B. D., Black, J. M., Gantman, A., Zakerani, N., Hulme, C., Gabrieli, J. D. E. (2011). Neural systems predicting long-term outcome in dyslexia. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 108(1), 361–366.

Kovelman, L., Bisconti, S., e Hoeft, L.(2016). Literacy & Dyslexia Revealed through Bilingual Brain Development. International Dyslexia Association.

Lallier, M., & Carreiras, M. (2017). Cross-linguistic transfer in bilinguals reading in two alphabetic orthographies: The grain size accommodation hypothesis. Psychonomic Bulletin & Review.

Leclercq, A. L., Chyl, K., ; Leybaert, J. (2020). Bilingualism and reading difficulties in children with dyslexia: A systematic review. Journal of Learning Disabilities, 53(2), 143-156.

López-Espejo, M., Rodríguez-Ferreiro, J., Cuetos, F.,; Arnedomontoro, M. L. (2021). Bilingualism and cognitive outcomes in children with dyslexia: A systematic review and meta-analysis. Annals of Dyslexia, 71(1), 1-24.

McCandliss, B. D., Cohen, L., & Dehaene, S. (2003). The visual word form area: Expertise for reading in the fusiform gyrus. Trends in Cognitive Sciences, 7, 293–299

Martin, A. et al. (2015). Reading in the brain of children and adults: a meta-analysis of 40 functional magnetic resonance imaging studies. Human brain mapping, v. 36, n. 5, p. 1963–81.

Meyler, A. et al. (2007). Brain activation during sentence comprehension among good and poor readers. Cerebral cortex (New York, N.Y.: 1991), v. 17, n. 12, p. 2780–7.

Paulesu, E., Démonet, J. F., Fazio, F., McCrory, E., Chanoine, V., Brunswick, N., Frith, U. (2001). Dyslexia: Cultural diversity and biological unity. Science, 291(5511), 2165–2167.

Pegado, F. et al. (2014). Literacy breaks mirror invariance for visual stimuli: a behavioral study with adult illiterates. Journal of experimental psychology. General, v. 143, n. 2, p. 887–94.

Perfetti et al. (2005). The acquisition of reading comprehension skill. The science of reading. A handbook. (pp.227-247). Oxford, UK: Blackwell.

Pugh, K. & McCardle, P. (2009). How children learn to read: current issues and new directions in the integration of cognition, neurobiology, and genetics of reading and dyslexia research and practice. New York: Taylor and Francis Group.

Rueckl, J. G. et al. (2015) Universal brain signature of proficient reading: Evidence from four contrasting languages. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 112, n. 50, p. 15510–15515.

Salles, J. et al. (2013). Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras / pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1o ano a 7o ano. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 13, n. 2, p. 397–419.

Scholl, A., Finger, I. (2013). Elaboração de um questionário de histórico da linguagem para pesquisas com bilíngues. Nonada: Letras em Revista, v. 2, n. 21, 2013.

Seymour, P. H. K., Aro, M., & Erskine, J. M. (2003). Foundation literacy acquisition in European orthographies. British. Journal of Psychology (London, England: 1953), 94(Pt 2), 143–174.

Shaywitz S., Shaywitz J. (2020). Overcoming dyslexia. 2nd edition; New York: Alfred A. Knopf.

Shaywitz, S (2008). Overcoming Dyslexia: A New and Complete Science-Based Program for Reading Problems at Any Level (Vintage). [s.l.] Vintage, 2008a.

Shaywitz, B. A. et al. (2002). Disruption of posterior brain systems for reading in children with developmental dyslexia. Biological psychiatry, v. 52, n. 2, p. 101–10, 15.

Siegel, L.S. (2013). Understanding Dyslexia and Other Learning Disabilities. Pacific Educational Press. Vancouver, Canada.

Snowling. MJ, Hulme, C & Nation, K (2020) Defining and understanding dyslexia: past, present and future, Oxford Review of Education, 46:4, 501-513.

Turker, S. & Hartwigsen, G. (2021). Exploring the neurobiology of reading through non-invasive brain stimulation: A review. Cortex 141 (p 497-521). Elsevier.

Vender, M. et al. (2018) Inflectional morphology: evidence for an advantage of bilingualism in dyslexia. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, p. 1-18.

Venturas, T.; Costa, A. (2017). Reinventing the alphabet: The simultaneous learning of two writing systems. Scientific reports, 7(1), 1-8.

Wei, Z., Zhichao, X., Yanchao, B., & Hua, S. (2015). Altered connectivity of the dorsal and ventral visual regions in dyslexic children: A resting-state fMRI study. Frontiers in Human Neuroscience, 9(September), 1.

Woodcock, R.W. (1989). Manual for the Woodcock Reading Mastery Test-Revised. American Guidance Service, Circle Pines, MN.

Xie, Y., Wang, Y.; Liu, H. (2021). Bilingualism and reading difficulties: A meta-analysis. Journal of Educational Psychology, 113(2), 201-215.

Zhan. M; Agrawal. A; Dehaene. S; Cohen. L (2023). Does the visual word form area split in bilingual readers? A millimeter-scale 7-T fMRI study. Science advances. Vol. 9, no. 14.

Publicado

2023-11-30