A arte metaficcional de Charlie Chan Hock Chye

diálogos intertextuais em uma narrativa gráfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e97168

Palavras-chave:

Sonny Liew, Metaficção, Estratégias metaficcionais, História em quadrinhos, História

Resumo

Diferentes são os recursos explorados pelas narrativas contemporâneas endereçadas aos jovens. Nesta esfera está a narrativa gráfica A arte de Charlie Chan Hock Chye, corpus com relevância histórica, social e artística do presente estudo. Objetiva-se, a partir de uma perspectiva da metaficção nas linguagens verbal, imagética e gráfica –, compreender de que forma, ao abordar, simultaneamente, a história de Singapura, a biografia de um cartunista ficcional renomado e rendendo uma homenagem à história dos quadrinhos, a obra multimodal de Liew incita o leitor a conhecer, por meio da própria arte, os bastidores da criação artística, além de promover o esmaecimento entre o real e o ficcional. Para isso nos utilizaremos das teorias de metaficção (HUTCHEON, 1984; WAUGH, 1988), da intertextualidade (GENETTE, 2006) e da linguagem dos quadrinhos (POSTEMA, 2021).

Biografia do Autor

Luara Almeida, PUC-SP

Luara Almeida é doutoranda e mestra no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica da PUC-SP, com Estágio de Doutoramento na Universidade de Aveiro é pós-graduada em Direção de Arte em Comunicação, especializada em Publicações para crianças e jovens (EINA - Barcelona) e graduada em Design Gráfico. Faz parte dos grupos de pesquisa CAPES/CNPq A Voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas e Literatura Juvenil: questões e práticas de leitura e associada do ASPAS - Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial. Sua pesquisa tem como foco as literaturas de infância e jovem em suas mais diversas expressões, linguagens, cores e formatos, como os livros ilustrados e as histórias em quadrinhos. E-mail: luaraalmeida13@hotmail.com.

Diana Navas, PUC-SP

Diana Navas é mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e no Programa de Língua Portuguesa da PUC-SP. Suas pesquisas recentes concentram-se nas tendências da literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa. Dentre suas principais publicações em livro mais recentes destacam-se: Literatura juvenil dos dois lados do Atlântico; Literatura infantil e juvenil em diálogo com outras artes (org.); Educação, Culturas, Artes e Tecnologias (org.), além de diversos artigos publicados em periódicos especializados. É bolsista produtividade CNPQ e líder do Grupo de Pesquisa (PUC-SP/CNPQ) “Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura”. E-mail: diana.navas@hotmail.com.

Referências

BÍBLIA, N.T. João. Português. In: Bíblia Sagrada. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br. Acesso em: 29 de maio de 2023.

GENETTE, Gerard. Palimpsestos. A literatura de segunda mão. Trad. Luciene Guimarães e Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2006.

HERGÉ. As aventuras de Tintim: O tesouro de Rackham, o terrível. São Paulo: Cia. Das Letras, 2006.

HUTCHEON, Linda. Narcissistic Narrative. The metafictional paradox. London: Methuen, 1984.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: teoria, história, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Helena França Ferraz. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LIEW, Sonny. A arte de Charlie Chan Hock Chye. Trad. Maria Clara Carneiro. Uma história de Singapura. São Paulo: Pipoca e Nanquim, 2018.

MILLER, Frank. Batman: O cavaleiro das trevas. Edição definitiva. São Paulo: Panini Books, 2011.

NAVAS, Diana. Metaficção e a formação do jovem leitor na literatura infantil e juvenil brasileira contemporânea. Linguagem – Estudos e Pesquisas, Catalão-GO, vol. 19, n. 1, p. 83-95, jan./jun. 2015.

PANTALEO, Sylvia. Paratexts in picturebooks. In: KUMMERLING-MEIBAUER, Bettina. The Routledge Companion to Picturebooks. New York: Routledge, 2018.

POSTEMA, Barbara. Estrutura narrativa nos quadrinhos. Construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Peirópolis, 2021.

TEZUKA, Osamu. A nova ilha do tesouro. São Paulo: NewPOP, 2018.

WAUGH, Patricia. Metafiction. The Theory and Practice of Self-Conscious Fiction. London: Methuen, 1988.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Edição

Seção

Estudos Literários e Culturais

Categorias