A arte metaficcional de Charlie Chan Hock Chye
diálogos intertextuais em uma narrativa gráfica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e97168Palavras-chave:
Sonny Liew, Metaficção, Estratégias metaficcionais, História em quadrinhos, HistóriaResumo
Diferentes são os recursos explorados pelas narrativas contemporâneas endereçadas aos jovens. Nesta esfera está a narrativa gráfica A arte de Charlie Chan Hock Chye, corpus com relevância histórica, social e artística do presente estudo. Objetiva-se, a partir de uma perspectiva da metaficção nas linguagens verbal, imagética e gráfica –, compreender de que forma, ao abordar, simultaneamente, a história de Singapura, a biografia de um cartunista ficcional renomado e rendendo uma homenagem à história dos quadrinhos, a obra multimodal de Liew incita o leitor a conhecer, por meio da própria arte, os bastidores da criação artística, além de promover o esmaecimento entre o real e o ficcional. Para isso nos utilizaremos das teorias de metaficção (HUTCHEON, 1984; WAUGH, 1988), da intertextualidade (GENETTE, 2006) e da linguagem dos quadrinhos (POSTEMA, 2021).
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