The metafictional Art of Charlie Chan Hock Chye: intertextual dialogues in a graphic narrative

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e97168

Keywords:

Sonny Liew, Comics, Metafction, Metafctional strategies, History

Abstract

Tere are diferent resources explored by contemporary narratives addressed to young people. In this sphere is the graphic narrative The Art of Charlie Chan Hock Chye, a work with historical, social, and artistic relevance which constitutes the corpus of this study. Te objective is, from a metafctional perspective of the verbal, imagetic, and graphic, to understand how Liew’s multimodal work encourages the reader to know the backstage of this and other books, promoting the fading of the boundaries between the real and the fctional. Besides that, we will highlight how the author approaches, simultaneously, the history of Singapore and the fctional biography of a reputed cartoonist, paying homage to the art of comics. For this, we start from the theories of metafction (Hutcheon, 1984; Waugh, 1988), intertextuality (Genette, 2006), and the language of comics (Postema, 2021).

Author Biographies

Luara Almeida, Pontifical Catholic University of São Paulo

Luara Almeida é doutoranda e mestra no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica da PUC-SP, com Estágio de Doutoramento na Universidade de Aveiro é pós-graduada em Direção de Arte em Comunicação, especializada em Publicações para crianças e jovens (EINA - Barcelona) e graduada em Design Gráfico. Faz parte dos grupos de pesquisa CAPES/CNPq A Voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas e Literatura Juvenil: questões e práticas de leitura e associada do ASPAS - Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial. Sua pesquisa tem como foco as literaturas de infância e jovem em suas mais diversas expressões, linguagens, cores e formatos, como os livros ilustrados e as histórias em quadrinhos. E-mail: luaraalmeida13@hotmail.com.

Diana Navas, Pontifical Catholic University of São Paulo

Diana Navas é mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e no Programa de Língua Portuguesa da PUC-SP. Suas pesquisas recentes concentram-se nas tendências da literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa. Dentre suas principais publicações em livro mais recentes destacam-se: Literatura juvenil dos dois lados do Atlântico; Literatura infantil e juvenil em diálogo com outras artes (org.); Educação, Culturas, Artes e Tecnologias (org.), além de diversos artigos publicados em periódicos especializados. É bolsista produtividade CNPQ e líder do Grupo de Pesquisa (PUC-SP/CNPQ) “Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura”. E-mail: diana.navas@hotmail.com.

References

BÍBLIA, N.T. João. Português. In: Bíblia Sagrada. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br. Acesso em: 29 de maio de 2023.

GENETTE, Gerard. Palimpsestos. A literatura de segunda mão. Trad. Luciene Guimarães e Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2006.

HERGÉ. As aventuras de Tintim: O tesouro de Rackham, o terrível. São Paulo: Cia. Das Letras, 2006.

HUTCHEON, Linda. Narcissistic Narrative. The metafictional paradox. London: Methuen, 1984.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: teoria, história, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Helena França Ferraz. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LIEW, Sonny. A arte de Charlie Chan Hock Chye. Trad. Maria Clara Carneiro. Uma história de Singapura. São Paulo: Pipoca e Nanquim, 2018.

MILLER, Frank. Batman: O cavaleiro das trevas. Edição definitiva. São Paulo: Panini Books, 2011.

NAVAS, Diana. Metaficção e a formação do jovem leitor na literatura infantil e juvenil brasileira contemporânea. Linguagem – Estudos e Pesquisas, Catalão-GO, vol. 19, n. 1, p. 83-95, jan./jun. 2015.

PANTALEO, Sylvia. Paratexts in picturebooks. In: KUMMERLING-MEIBAUER, Bettina. The Routledge Companion to Picturebooks. New York: Routledge, 2018.

POSTEMA, Barbara. Estrutura narrativa nos quadrinhos. Construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Peirópolis, 2021.

TEZUKA, Osamu. A nova ilha do tesouro. São Paulo: NewPOP, 2018.

WAUGH, Patricia. Metafiction. The Theory and Practice of Self-Conscious Fiction. London: Methuen, 1988.

Published

2024-03-27

Issue

Section

Literary and Cultural Studies

Categories