Línguas para fins específicos: uma experiência com o ensino de leitura para alunos de direito no período acadêmico emergencial
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e99676Palavras-chave:
LinFE, Leitura, Período Acadêmico Emergencial, Curso de DireitoResumo
Este trabalho tem como objetivo compartilhar o relato de uma experiência com duas disciplinas de língua inglesa do curso de Bacharelado em Direito de uma universidade pública do Rio de Janeiro. Dadas as características das disciplinas, este estudo parte de considerações sobre o ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE). A experiência de ensino aqui relatada é composta por três fases: a) análise de necessidades e seleção de materiais; b) realização dos módulos e c) avaliação. Este trabalho se destaca por trazer uma experiência vivida durante o período acadêmico emergencial, logo, apoiada em recursos tecnológicos e acontecendo de forma totalmente remota. Embora já estejamos retomando, quase que completamente, as atividades presenciais, o aprendizado e as experiências desse período podem trazer contribuições para as novas práticas docentes do período pós-pandemia COVID-19.
Referências
ALEYNIKOVA, D.V. Teaching lawyer intercultural professional communication during the COVID 19 pandemic. XLinguae, n. 1, v. 14, p. 170-181, jan. 2021. Disponível em: http://www.xlinguae.eu/2021_14_1_14.html. Acesso em: 30 de jul. 2021.
CELANI, M. A. A. A formação de professores na área de Línguas para Fins Específicos no contexto do século XXI. II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos; XXIV Seminário Nacional de Inglês Instrumental; XII Seminário Nacional de Línguas Instrumentais. Anais. FATEC, São Paulo, 26-28 set. 2012.
CHARLES, M. English for Academic Purposes. In: PALTRIDGE, B. & SUE, S. (orgs.). The Handbook of English for Specific Purposes. Chichester, UK: Wiley-Blackwell, 2013. p. 137-154.
DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M. Developments in ESP: A Multi-Disciplinary Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
FABIANI, A. Could your next lawyer be a robot? The legal community thinks so. Screenshot, 22 ago. 2021. AI. Disponível em: https://screenshot-media.com/technology/ai/donotpay-robot-lawyer/. Acesso em: 30 de jul. 2021.
HIRVELA, A. ESP and Reading. In: PALTRIDGE, B. & SUE, S. (orgs.). The Handbook of English for Specific Purposes. Chichester, UK: Wiley-Blackwell, 2013. p. 77-94.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for specific purposes: A learning-centred approach. Cambridge University Press: Cambridge, 1991 [1987].
JOHNS, A. The history of English for Specific Purposes research. In: PALTRIDGE, B. & SUE, S. (orgs.). The Handbook of English for Specific Purposes. Chichester, UK: Wiley-Blackwell, 2013. p. 5-30.
RAMOS, R. de C. G. De instrumental a LinFE: Percursos e equívocos da área no Brasil. In: SILVA JÚNIOR, A. F. da (org.). Línguas para fins específicos: revisitando conceitos e práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 23-42.
RAMOS, R. de C. G. ESP in Brazil: history, new trends and challenges. In: KRZANOWSKI, M. ESP and EAP in Developing and in Least Developing Countries. IATEFL, p. 68-83. 2008. Disponível em: http://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/ESPBrazil_Ramos_.pdf. 68-83. Acesso em: 10 de abr. 2022.
ROBINSON, P. ESP Today: a practioner´s guide. Hemel Hamspsted: Prentice Hall International, 1991.
ROSSINI, A. M. Z. P., BELMONTE, J. Panorama do Ensino-Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos: Histórico, Mitos e Tendências. In: LIMA-LOPES, R. E. de; FISCHER, C. R.; GAZOTTI-VALLIM, M. A. (orgs.). Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, vol. 41. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p. 347-360.
UERJ. Covid-19: tire suas dúvidas 2. 2021. Disponível em: https://www.coronavirus.uerj.br/tire-duvidas-2/. Acesso em: 02 de abr. 2022.
VALENTE, M. I. Ensino de Inglês na Abordagem LinFE. In: RIBEIRO, F. Práticas de Ensino de Inglês. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, p. 21-38.
VALENTE, M. I.; MACHADO, F. A formação de professores de língua inglesa para fins específicos no Brasil: uma experiência em tempos de pandemia. The ESPecialist, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/ view/54210. Acesso em: 24 de jul. 2022.
VALENTE, M. I.; MACHADO, F. A formação do professor de Línguas para Fins Específicos no Brasil: algumas questões e desafios. In: VALENTE, M. I.; RIBEIRO, E. M. D. A. M. Línguas para Fins Específicos: formação e prática docente. Londrina: Editora Sorian, 2022.
VILAÇA, M. L. C. Para entender o ensino de inglês para fins específicos: princípios, características e Ramos. In: SILVA JÚNIOR, A. F. da (org.). Línguas para fins específicos: revisitando conceitos e práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 57-70.
VILLACAMPA, C.; TORRES, N. Forced marriage: what do professionals know? International Journal of Law, Crime and Justice, v. 67, dez. 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1756061621000513. Acesso em: 30 de jul. 2021.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 Marcela Iochem Valente, Leonardo Jovelino Almeida de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.