Animais assassinos: as fronteiras do filme Natural Horror
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e99879Palavras-chave:
Gótico, Terror, Cinema, Natural Horror, EcocríticaResumo
Este artigo se propõe a uma análise do natural horror, subgênero do cinema de horror que apresenta animais não-humanos no papel de assassinos e monstros. O objetivo é investigar as características e as estruturas narrativas do natural horror sob uma perspectiva ecocrítica, interessada na subjetividade do não-humano. A partir de um recorte de onze filmes, a análise identifica uma série de elementos narrativos recorrentes, como o locus horribilis e o final couple, e estabelece a ideia de que o natural horror pode ser visto como uma espécie de híbrido do slasher e do rape and revenge.
Referências
ALLIGATOR: O JACARÉ GIGANTE. Direção: Lewis Teague. Produção de Group 1 International Distribution Organization Ltd. Estados Unidos: Group 1 Films, 1980.
ANACONDA. Direção: Luis Llosa. Produção de Columbia Pictures Corporation. Estados Unidos: Columbia Pictures, 1997.
ARACNOFOBIA. Direção: Frank Marshall. Produção de Hollywood Pictures. Estados Unidos: Buena Vista Pictures, 1990.
CARROLL, N. The philosophy of horror or paradoxes of the heart. New York: Routledge, 1990.
CARUTH, C. Unclaimed Experience: trauma, narrative and history. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1996.
CLOVER, C. Men, women, and chainsaws: gender in the modern horror film. Princeton: Princeton University Press, 2015.
COLAVITO, J. Knowing fear: science, knowledge and the development of the horror genre. Jefferson: McFarland & Co, 2008.
O CORTE DA NAVALHA. Direção: Russell Mulcahy. Produção de McElroy & McElroy e UAA Films. Austrália: Warner Bros., 1984.
CUJO. Direção: Lewis Teague. Produção de Sunn Classic Pictures. Estados Unidos: Warner Bros., 1983.
DERRIDA, J. O animal que logo sou. Tradução: LANDA, F.. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
DIKA, V. Games of Terror: a definition, classification, and analysis of a subclass of the contemporary horror film, the stalker film (1978-1981). New York: New York University, 1985.
DOCE VINGANÇA. Direção: Steven R. Monroe. Produção de Cinetel Films. Estados Unidos: Anchor Bay Films, 2010.
DOUGLAS, M. Purity and danger: an analysis of concepts of pollution and taboo. London: Routledge, 2001.
FRANÇA, J. O sequestro do Gótico no Brasil. In: As Nuances do Gótico. Rio de Janeiro: Bonecker, 2017.
GARRARD, G. Ecocrítica. Tradução: RIBEIRO, V. Brasília: Editora UnB, 2006.
HALBERSTAM, J. Skin shows: gothic horror and the technology of monsters. North Carolina: Duke University Press, 1995.
HALLOWEEN. Direção: John Carpenter. Produção de Compass International Pictures. Estados Unidos: Compass International Pictures, 1978.
A MALDIÇÃO DAS ARANHAS. Direção: John ‘Bud’ Cardos. Produção de Dimension Pictures. Estados Unidos: Dimension Pictures, 1977.
ORCA: A BALEIA ASSASSINA. Direção: Michael Anderson. Produção de Dino De Laurentiis Company. Estados Unidos: Paramount Pictures, 1977.
OS PÁSSAROS. Direção: Alfred Hitchcock. Produção de Alfred J. Hitchcock Productions. Estados Unidos: Universal Pictures, 1963.
PHEASANT-KELLY, F. Reframing parody and intertextuality in Scream: formal and theoretical approaches to the ‘postmodern’ slasher. In: CLAYTON, W. (ed.) Style and form in the Hollywood slasher film. New York: Palgrave Macmillan, 2015.
PIRANHA. Direção: Joe Dante. Produção de New World Pictures. Estados Unidos: New World Pictures, 1978.
SENCINDIVER, S. Fear and Gothic spatiality. In: Fra Akademiet, Vol. 2. p.1-38. 2010.
SHOHAT, E; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
STAIGER, J. The slasher, the final girl, and the anti-denouement. In: CLAYTON, W. (ed.) Style and form in the Hollywood slasher film. New York: Palgrave Macmillan, 2015.
TERRORES DA NOITE. Direção: Arthur Hiller. Produção de Columbia Pictures Corporation. Estados Unidos: Columbia Pictures, 1979.
TUBARÃO. Direção: Steven Spielberg. Produção de Universal Pictures. Estados Unidos: Universal Pictures, 1975.
UGELVIG, J. Uncanny: towards a spatial definition of the Gothic. London: 2014.
A VINGANÇA DE JENNIFER. Direção: Meir Zarchi. Produção de Cinemagic Pictures. Estados Unidos: Cinemagic Pictures, 1978.
ZANINI, C. “It hurts ‘cause you’re in my world now, bitch”: Gothic features in the 1984 and 2010 versions of A Nightmare on Elm Street. In: Ilha do Desterro. v. 72, nº 1, p. 199-211, Florianópolis, jan/abr 2019.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 Rafael Conter

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.