A Decolonial Proposal for a Didactic Unit for Teaching English in the School Context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e106941

Keywords:

Decoloniality, English language teaching, Negative stereotypes

Abstract

Kumaravadivelu (2016) states that non-native foreign language teachers are subaltern intellectuals who must act collectively to undo the knots that bind them to hegemonic thinking. With this in mind, in this article, we present an English language teaching unit for high school students, based on the concepts of the grammar of decoloniality (Kumaravadivelu, 2016), intercultural linguistic education (Mendes, 2022) and critical sociointeractional literacy (Tílio, 2019). The lessons that are a part of the teaching unit are based on videos that address negative stereotypes about the African continent, developed by the Nigerian influencer Charity Ekezie. Thus, aspects that address issues such as power imbalance and subalternity, issues that we can relate to the concept of coloniality, in addition to aspects linked to reflexivity and the development of critical consciousness, are approached during the proposed activities. These subjects encompass the following reflections: (i) how stereotypes about subjects who are in a subordinate condition can be questioned and deconstructed, and (ii) how the practice of foreign language classrooms itself can strengthen colonized conceptions, such as that of a native speaker, being reproduced through imported teaching materials, among other artifacts that replicate ideologies of hegemonic groups.

Author Biographies

Fernanda Costa da Silva Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora substituta em Didática e Prática de Ensino em Português e Inglês na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora de inglês na educação básica. Mestre e doutoranda em Linguística pela UFRJ. Suas principais áreas de interesse e atuação são a gramática na Teoria Gerativa, o ensino de inglês como língua adicional, a conexão entre as teorias linguísticas e o ensino de línguas adicionais, os estudos decoloniais sobre ensino de línguas adicionais e a formação inicial de professoras/es de português e inglês.

Philip Börjesson, University of Cologne

Professor de Línguas Latinas (espanhol e italiano) formado pela Universidade de Münster. Em 2023 atuou como Professor Assistente de Língua Alemã na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é mestrando em Português como Língua Estrangeira (PLE) e Linguística/Fonética na Universidade de Colônia (Alemanha). Suas áreas de interesses estão ligadas ao campo da sociolinguística, à aquisição de línguas estrangeiras e aos estudos decoloniais.

Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada de Língua Alemã no Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2011. Entre setembro de 2022 a julho de 2023, atuou como Professora Visitante pelo Programa Gastprofessur do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Brasil Alemanha (DAAD) na Friedrich Schiller Universität Jena. Coordena desde 2014 o Projeto de Extensão da Faculdade de Letras da UFRJ, PALEP (Projeto Aulas de Línguas em Espaços Públicos), que entre outras atividades, desenvolve e implementa cursos de alemão como língua adicional em instituições públicas, como escolas e bibliotecas, no Estado do Rio de Janeiro. É membro da comissão científica do Programa de Escolas Bilíngues da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro para o ensino de alemão e atuou nos anos de 2020 e 2021 na coordenação do Núcleo de Língua Portuguesa em Perspectiva Intercultural no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID UFRJ/ CAPES). Também na UFRJ, atua no curso de Letras (Português-Alemão) e no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA). É mestre e doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e suas principais áreas de interesse são os processos de ensino e aprendizagem de línguas / culturas adicionais, com foco, principalmente, na formação de professores de línguas adicionais e em propostas didáticas para línguas adicionais numa perspectiva crítica e decolonial. 

References

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Published

2025-11-03

Issue

Section

Language Studies Dossier

Categories